Arapiraca

SSP divulga estatística que registra 144 mortes violentas no mês de agosto em AL

Cinco homicídios foram registrados por dia; agosto registrou ao todo 144 assassinatos

Por Giulianna Albuquerque 12/09/2016 17h05
SSP divulga estatística que registra 144 mortes violentas no mês de agosto em AL
Viatura Polícia Militar - Foto: Marcos Araújo/7Segundos

Números divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) apontam que Alagoas registrou um aumento no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) — homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal com resultado de morte — no mês de agosto, em comparação com o mesmo período dos anos de 2014 e 2015, que registraram 134 casos cada. No 1º semestre deste ano, Alagoas já soma 1.232 homicídios, um número alarmante.

Em comparação ao mês de julho, que registrou ao todo 166 CVLIs, de 1º a 31 de agosto foram registrados 144 assassinatos, uma queda de 22 CVLIs. As cidades de Maceió e Arapiraca lideram as estatísticas. Do maior número de homicídios, 46 deles foram registrados em Maceió e 31 em Arapiraca. O Boletim do CVLI mostra que o dia em que mais houve homicídios no Estado, foi a terça-feira, com 31 casos registrados e, logo após, a segunda-feira, com 28 mortes. Ao todo, durante o 1º semestre deste ano, o dia da semana que mais houve crimes violentos foi o domingo, com 240 casos.

Das vítimas

Dos crimes registrados de janeiro a agosto, os homens com idades entre 18 e 29 anos, são os que mais morrem. Em sua maioria, eles são vítimas de perfuração de arma de fogo (PAF), seguido de arma branca (faca). Os locais que mais foram registrados homicídios foram as vias públicas, com 55.4% das ocorrências.

Desafios 

Durante a solenidade de entrega de duas novas aeronaves e um hangar à Segurança Pública de Alagoas, ocorrida na manhã desta segunda-feira (12), no Manal, onde está localizado o novo hangar, na parte alta de Maceió, Renan Filho destacou uma notícia divulgada por mais um mecanismo internacional que avalia a segurança pública estadual, ao atestar a queda da violência em Maceió.

"Isso foi muito importante porque é a sequência do trabalho para fortalecer a segurança pública e reduzir homicídios. Estamos trabalhando duro para ganhar mais este mês e essa entrega desses novos helicópteros é o fortalecimento da presença aérea da PM no Estado, garantindo mais proximidade com o cidadão e promovendo a paz", concluiu o governador.