Alagoas

Campanha da Multivacinação inicia hoje e e dia "D" da campanha será no sábado

Por Redação com SMS 19/09/2016 18h06
Campanha da Multivacinação inicia hoje e e dia 'D' da campanha será no sábado
- Foto: Divulgação

A Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a informação de que a Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada hoje e que vai até o dia 30 de setembro, é para a atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes.

O dia D será no sábado (24) quando, excepcionalmente, as unidades de saúde estarão abertas para a imunização. Nos shoppings, pontos de atendimento atuarão em horário comercial e algumas equipes de vacinação volantes farão visitas aos locais de difícil acesso.

As vacinas disponibilizadas para crianças menores de 5 anos são: Pentavalente, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Rotavírus, Poliomielite Oral (VOP), Poliomielite inativada (VIP), Tríplice Viral, Varicela, Hepatite A, Hepatite B, e DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche). Cada uma com sua faixa etária de indicada pelo Ministério da Saúde. Para crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a 14 anos, as vacinas são: HPV (apenas para meninas), DT (Difteria e Tétano) e Tríplice Viral.

Nessa campanha haverá a introdução da nova Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), composta pelos polivírus 1 e 3 (bivalente). A vacina VOP 1.2 e 3 (trivalente) foi recolhida em março deste ano de todas as unidades de saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde. Destinada às crianças a partir de um ano que necessitam do Reforço 1 (1 anos e 3 meses) ou do Reforço 2 (4 anos), a VOP bivalente está nas unidades desde esta segunda-feira (19).

A vacinação acontece durante 15 dias em todas as unidades básicas de saúde da capital que possuem sala de vacina e nos postos volantes, localizados nos três principais shoppings da cidade: Shopping Maceió, Parque Shopping e Shopping Pátio. Nos dias de semana, os shoppings vacinam das 14 às 20h. Nos sábados, das 10 às 22h e no domingo das 14h às 20h.

Apesar da campanha de multivacinação não ter meta estabelecida, o PNI da SMS pretende atingir a meta de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus. A meta das outras vacinas é de 95% de cobertura (população vacinada).

De janeiro a agosto deste ano, para o universo de 9.904 crianças menores de um ano, foram distribuídas 12.024 vacinas BCG com cobertura de 121,41%. Para a vacinação da Meningocócica Conjugada C foram distribuídas 7.673 doses; a cobertura foi de 77,47%. A Penta (DTP/Hib/HB) teve 6.801 doses e 68,67% de cobertura. Pneumocócica – 8.059 doses para uma cobertura de 81,37%. Poliomielite – 5.640 doses e cobertura de 56,95%. Rotavírus Humanos – 5.842 doses e cobertura de 58,99%. Febre Amarela com duas doses e cobertura de 0,02%.