Eleições 2016

Em sabatina, JHC diz que vai investir em cultura e tecnologia para ?inovar? educação

Candidato a prefeito debateu assuntos de interesse geral como Saúde, Meio Ambiente e Habitação

Por Anne Caroline Bomfim 20/09/2016 11h11
Em sabatina, JHC diz que vai investir em cultura e tecnologia para ?inovar? educação
JHC foi o primeiro candidato entrevistado em sabatina - Foto: Arquivo/Divulgação

João Henrique Caldas, mais conhecido como "JHC", do PSB, foi o primeiro entrevistado da sabatina que a Rádio Gazeta AM promove nesta semana com os candidatos à prefeitura de Maceió nas eleições de 2016. Em quase duas horas de entrevista, ele teve a oportunidade de apresentar as principais propostas de sua gestão e também ouviu questionamentos dos ouvintes. Os temas debatidos por eles foram diversos: Saúde, Educação, Meio Ambiente e Habitação foram os destaques da entrevista, que foi comandada pelo apresentador e radialista, Rogério Costa. 

Educação

Para JHC, é preciso, antes de tudo, investir em uma educação “inovadora” por meio da criação de programas assistenciais com o objetivo de oferecer reais condições àqueles que mais precisam. “Eu quero dar condições àquelas mães que querem sair para trabalhar e se profissionalizar. Vou fazer parcerias com o Conselho Tutelar para que as crianças fiquem resguardadas em sua plenitude”, falou.

DivulgaçãoSobre os baixos indicadores em relação ao posicionamento da capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), JHC fez críticas ácidas a atual gestão. “Maceió não subiu no Ideb. O município não conseguiu atingir a meta. É inadmissível. Falta vontade política”, resumiu. Ele também afirmou que, se eleito, vai implantar escolas bilíngues a fim de fomentar o intercâmbio cultural entre os estudantes e estimular a troca de informação e conhecimento nas unidades de ensino. “Eu quero trazer a cultura para dentro da escola. Vamos conseguir mudar a forma de pensar e administrar”, ressaltou. 

Além dessas propostas, o deputado federal também informou que pretende ampliar o número de escolas em tempo integral em Maceió e que a ociosidade dos alunos em sala-de-aula é gerada, muitas vezes, pela marginalização das famílias mais carentes ao tráfico de drogas e criminalidade.

Saúde

Na área da saúde, JHC criticou a baixa cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) na capital alagoana, que, de acordo com ele, é de apenas 30% de proteção. “A atual gestão não conseguiu avançar em nada. A saúde agoniza. Precisamos racionalizar os recursos públicos, porque dinheiro existe. É preciso coragem para despolitizar a saúde”. 

Ele falou que é preciso, antes de realizar os devidos investimentos, identificar e conhecer o perfil do usuário do SUS e que, na sua gestão, vai fomentar consórcios públicos visando baratear os financiamentos e medicamentos na rede pública. “Nós temos médicos que querem trabalhar. Eles não são culpados. A culpa é do Município que não oferece os insumos básicos. Falta tudo. Que é que trabalha assim?”, indagou. 

JHC também disse que uma de suas metas básicas de governo é ampliar o horário de atendimento nas unidades municipais de saúde até às 21h para evitar filas e oferecer conforto àqueles que mais precisam. 

Meio Ambiente

João Henrique criticou a ausência de investimentos na Orla Lagunar e disse que é preciso investir em Maceió porque a capital é uma cidade turística. A principal proposta do candidato para esta área é a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, que ainda é existente. A proposta seria viabilizada por meio da aquisição de recursos que seriam adquiridos junto ao Governo Federal e bancos internacionais. 

Ele também ressaltou que é necessário, também, limpar os quase vinte riachos existentes na capital já que limpeza é “questão de saúde pública”. “Também quero construir parques para urbanizar a cidade. Quero montar uma equipe especializada em tecnologia”, informou. 

Infraestrutura e Habitação

Para ele, o principal problema de Infraestrutura no Município é o crescimento desordenado, que acaba influenciando o aumento do trânsito nas grandes avenidas e também gera problemas de Habitação. Se eleito, JHC prometeu melhor planejar o Plano Diretor de Maceió a fim de garantir mais suporte à população maceioense. “São ideais que não necessariamente exigem grandes investimentos. Tudo precisa estar integrado. É preciso buscar, também, concursos públicos para que a sociedade seja imponderada”. 

Questionado sobre a situação dos transportes públicos em Maceió, João foi enfático ao afirmar que, atualmente, “existem empresas de ônibus que comandam o dinheiro da Prefeitura. São contratos milionários” e que, em sua gestão, pretende fazer diferente juntando forças para utilizar a cidade em favor da população. Outra proposta do candidato na área da Habitação é a reforma das casas de pessoas mais carentes e necessitadas. 

“O Ministério das Cidades será um grande parceiro e aliado, assim como o Conselho de Arquitetura de Alagoas. Às vezes, o que a população mais quer é a reforma da porta para dentro. Esse projeto já existe em outras capitais, a exemplo de Salvador. Hoje em sai, essas pessoas vivem extremamente felizes. Fazer mais com menos é necessário”, destacou. 

Outras demandas

No final da entrevista, JHC encerrou a sua participação dizendo que, se eleito, colocará “amor, alma, dinamismo, criatividade e inteligência” em sua gestão. Ele também concluiu a fala ressaltando que não se esquiva de confrontos e que gosta de resolver problemas.

“Precisamos encarar os problemas. Ele é bom quando a gente enfrenta e resolve. Não quero viver de propaganda e de marketing. Eu quero inaugurar algo que não tem fita, que é justamente uma nova Maceió”, concluiu ele, ressaltando que preza pela total isenção através do combate efetivo à corrupção. “Quero dar orgulho ao nosso povo”, emendou.