Saúde

Dia D da Campanha de Multivacinação imunizou mais 8,5 mil crianças

Mais de 11 mil doses foram aplicadas nos postos de saúde somente no sábado (24)

Por Redação com Agência Alagoas 26/09/2016 19h07
Dia D da Campanha de Multivacinação imunizou mais 8,5 mil crianças
Campanha tem como público-alvo crianças de até cinco anos de idade e adolescentes de 9 a 15 anos - Foto: Olival Santos

No Dia D da Campanha de Multivacinação, realizada no sábado (24), foram imunizadas 8.557 crianças e aplicadas 11.076 doses. Os dados foram divulgados por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A campanha tem como público-alvo as crianças de até cinco anos de idade e as adolescentes de 9 a 15 anos, que deve ser vacinadas contra o vírus do HPV. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, Alagoas recebeu 385.855 doses das vacinas para atender ao público-alvo da campanha.

Para esta edição da campanha, estão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTP Infantil e Tetra Viral, além da vacina contra o HPV. A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, elogiou o esforço das administrações municipais que estão garantindo o sucesso da campanha.

“As equipes municipais estão trabalhando de forma comprometida, com o apoio da gestão estadual e federal, para a atualização do calendário vacinal de nossas crianças. Temos que intensificar as ações para que, até a próxima sexta-feira (30), todas as crianças fiquem com seus cartões de vacinação atualizados”, destacou Cristina Rocha.

A superintendente ressaltou que a imunização é a melhor forma para garantir a segurança dos jovens alagoanos. “A vacinação é capaz de proteger contra diversas doenças graves e potencialmente fatais. Os pais, ou responsáveis, devem abraçar seu dever e levar suas crianças ao posto de vacinação mais próximo e realizar a atualização do calendário”, reforçou Rocha.