Mundo

Presidente da Colômbia vence o Prêmio Nobel da Paz 2016

Sem favoritos, Nobel recebeu um número recorde de indicações: 376, incluindo 228 pessoas e 148 organizações

Por UOL 07/10/2016 06h06
Presidente da Colômbia vence o Prêmio Nobel da Paz 2016
Presidente da Colômbia e o líder das Farc apertam as mãos após assinatura do acordo de paz - Foto: Luis Costa

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, venceu o Prêmio Nobel da Paz 2016, entregue nesta sexta-feira (7) em Oslo, na Noruega, por seus esforços na busca de um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño Echeverri - o Timochenko -, chegaram a liderar as apostas há até poucos dias, mas seu nome havia perdido força depois que a população do país disse "não" ao acordo em plebiscito realizada no último domingo (2).

O "fato de a maioria dos eleitores ter dito não ao acordo de paz não significa necessariamente que o processo de paz está morto", disse a presidente da Comitê Nobel norueguês, Kaci Kullmann Five. Santos é o 15º chefe de Estado a receber a premiação.

Numa edição sem claros favoritos, o Comitê do Nobel comunicou que recebeu um número recorde de indicações: 376, incluindo 228 pessoas e 148 organizações. Apesar do fracasso em colocar fim à guerra que afeta o país há mais de 50 anos, Santos venceu outros nomes de peso como a Defesa Civil Síria, conhecida pelo apelido de 'capacetes brancos', o papa Francisco e a chanceler alemã, Angela Merkel.

No ano passado, o prêmio foi entregue ao quarteto para o diálogo nacional tunisiano, composto por atores da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia. Em 2014, a jovem paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi dividiram a premiação por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores de idade.

Semana de prêmios

Na segunda-feira (3), o japonês Yoshinori Ohsumi venceu o Nobel de Medicina, o primeiro da temporada. Na terça (4), os pesquisadores David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz ganharam o Nobel de Física. Na quarta (5), os pesquisadores Jean-Pierre Sauvage (França), Sir J. Fraser Stoddart (EUA) e Bernard L. Feringa (Holanda) dividiram o Prêmio Nobel de Química. Na segunda-feira (10) será entregue o prêmio em Economia. O Nobel de Literatura fecha a temporada em 13 de outubro. (Com informações de agências de notícias).