Alagoas

Entidades realizarão ato de protesto contra a PEC 241 em Maceió

Manifestação acontece neste domingo (23), às 15h, no Posto 7, na orla da praia de Jatiúca

Por Redação com assessoria 20/10/2016 14h02
Entidades realizarão ato de protesto contra a PEC 241 em Maceió
Entidades realizarão ato de protesto contra a PEC 241 em Maceió - Foto: Divulgação

Diversas entidades profissionais e estudantis, bem como integrantes da sociedade civil, farão manifestação neste domingo (23), às 15h, no Posto 7, na orla da praia de Jatiúca, em Maceió, contra a PEC 241. A PEC congela, por 20 anos, o aumento real dos serviços públicos prestados à população, mas deixa livre os juros dos banqueiros e benefícios fiscais a grandes empresários.

De acordo com um dos organizadores do evento, Othoniel Pinheiro Neto, a PEC 241 faz parte de um projeto já traçado alguns anos atrás, que objetiva congelar os gastos com saúde, educação, segurança pública, funcionalismo público e outros direitos garantidos na Constituição Federal de 1988, com o objetivo de direcionar o dinheiro do contribuinte para pagar juros da dívida do Brasil, que é um dos mais altos do mundo e, por isso, enche os olhos dos agiotas internacionais.

"O básico da PEC 241 é limitar os gastos públicos com base no índice de inflação do ano anterior sem qualquer correspondência com o aumento de arrecadação do Estado e do aumento da própria população. Além disso, há muitas crianças ainda fora da escola e pessoas que precisam ser alfabetizadas, sem falar na necessidade de universalização dos serviços públicos de saúde, serviços que serão destruídos com a aprovação da PEC”, complementa Othoniel. 

As entidades que participarão do movimento são: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes (UBES), Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Aesa), União da Juventude Socialista (UJS), Juventude Socialista Brasileira (JSB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Assembleia Nacional dos Estudantes (Anel), Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Movimento Via do Trabalho (MVT), Associação dos Docentes da UFAL (Adufal), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).