Economia

Aumenta confiança do empresário maceioense, aponta pesquisa da Fecomércio

Por Redação com assessoria 28/11/2016 15h03
Aumenta confiança do empresário maceioense, aponta pesquisa da Fecomércio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), em outubro 2016, é o maior registrado desde outubro de 2015. O dado é do Instituto Fecomércio, que realizou a pesquisa em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em outubro deste ano, o ICEC apontou 101,6, ou seja, um aumento de 7,17% na confiança do empresário de Maceió em relação ao mês de setembro (94,8). Quando comparado outubro/2016, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento do nível de confiança é ainda maior, 19,67%.

O cenário político e o econômico conturbado, em 2016, influenciaram no comércio com a queda nas vendas e na receita. Segundo o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, o segundo semestre do ano apresenta melhora em diversos indicadores. “Esse desempenho ainda é muito incipiente e não reflete a realidade do País, a estagnação. Mesmo assim, a redução da inadimplência em Maceió, o aumento do consumo das famílias tem refletido uma melhora das expectativas para o fim de ano para os empresários do comércio”, explicou.

O mês de maio/2016 registrou o menor ICEC do ano (79,2), considerando os dados colhidos. Desde maio até o presente momento, houve um aumento gradual da confiança dos empresários. As medidas do Governo Federal estão entre os fatores que contribuíram para essa mudança.

O Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD/AL) coletou as informações com 189 empresários do setor nos últimos 10 dias de setembro. A pesquisa tem a capacidade de verificar sistematicamente o comportamento dos empresários (da curva de oferta da economia), estimando a retomada/depressão de investimentos, contratações, níveis de estoques e suas expectativas em relação às vendas e, também, sobre a economia nacional.