Alagoas

Mais de 1.600 candidatos realizam provas objetivas da seleção para conciliador do TJ

Por Redação com assessoria 12/12/2016 15h03
Mais de 1.600 candidatos realizam provas objetivas da seleção para conciliador do TJ

O gabarito preliminar das provas objetivas do processo seletivo para contratação temporária de conciliadores judiciais será divulgado terça-feira (13), no site da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e no Diário de Justiça Eletrônico. Mais de 1.600 pessoas realizaram as provas nesse domingo (11). Elas concorrem a vagas nas comarcas de Maceió, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Para o magistrado Hélio Pinheiro, coordenador de Projetos Especiais da Esmal, alguns dos fatores que explicam o grande interesse dos operadores do Direito na função são o prestígio do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e a chance de atuar em benefício da coletividade. “A não judicialização de conflitos é uma tendência mundial e os conciliadores aprovados no certame serão uma peça importantíssima nessa empreitada”, avalia o juiz.

A primeira etapa de provas possui caráter eliminatório e classificatório. Posteriormente, haverá avaliação de títulos, de caráter classificatório, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva.

O concurso é válido por dois anos após a homologação do resultado final e prorrogável pelo mesmo período. Os candidatos aprovados serão submetidos a cursos de capacitação continuada e específica para as funções que exercerem. O conciliador terá a remuneração mensal de R$1.500,00 e cumprirá a carga horária de trabalho de 30 horas semanais, dividas em 6 horas por dia.