Polícia

Polícia Civil faz mutirão para concluir inquéritos de homicídios na parte alta de Maceió

Ação resulta na redução no número de homicídios naquela região

Por Redação com assessoria 19/12/2016 15h03
Polícia Civil faz mutirão para concluir inquéritos de homicídios na parte alta de Maceió
Geai realiza mutirão na parte alta de Maceió para concluir inquéritos - Foto: Ascom PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas, por meio do Grupo Especial de Apoio Investigativo (Geai), realiza um mutirão na parte alta de Maceió, com a finalidade de concluir inquéritos com o maior número de elementos probatórios para que os acusados sejam encaminhados à Justiça, dentro do seu papel precípuo de investigação de crimes.

Foi pensando assim que o delegado-geral Paulo Cerqueira determinou que o Geai mergulhasse nos inquéritos de homicídios ocorridos  nos conjuntos Benedito Bentes 1 e 2, Carminha, Gama Lins, Eustáquio Gomes, Cruzeiro do Sul, Lucila Toledo entre outros.

As equipes do Geai pegaram inicialmente 150 inquéritos para dar andamento à homicídios investigados pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). O trabalho é dividido em etapas. Neste primeiro momento foram entregues mais de 250 intimações sendo ouvidas 475 pessoas envolvidas com o inquérito policial.

Os policias civis estão se debruçando nos inquéritos de homicídios ocorridos na parte alta da cidade e permanecem notificando e ouvindo testemunhas até o dia 23 deste mês.

O coordenador do GEAI, Jorge Mendes, informou que 20 policiais, sendo nove de serviço de cartório e onze de trabalho de rua, realizam levantamentos, entregam intimações e, por fim, ouvem testemunhas, familiares e suspeitos.

Jorge Mendes ainda relatou um dado interessante: é que durante o período em que os policiais civis estão realizando o trabalho de presença com intimações e outros procedimentos houve redução significativa no número de homicídios registrados na região.

“Creditamos tal situação ao fato de que como estamos atuando com o mister da polícia investigativa, intimando pessoas que tem alguma relação com o crime, seja pela condição de participe ou testemunha, isto leva a sensação da punibilidade com a possível prisão, acarretada pela conclusão do inquérito policial, fazendo com que haja uma inibição daqueles que pretendiam cometer algum novo crime, além de ainda deixar patente aos familiares e à sociedade que não haverá impunidade, pelo fato de estar ali a presença do Estado”, frisou o delegado-geral Paulo Cerqueira.

Em janeiro do próximo ano, o Geai atuará em mais 90 inquéritos abrangendo a mesma área de atuação da Delegacia de Homicídios da Capital, com estimativa de intimar aproximadamente 400 pessoas. Recentemente, o grupo também esteve no município de Arapiraca e concluiu mais 70 inquéritos policiais, realizando cerca de 300 intimações.