Geral

IMA investiga causa do incêndio que atingiu mata em Marechal Deodoro

Georreferenciamento e análise no campo deverão indicar tamanho da área afetada e responsável

Por IMA Alagoas com Redação 27/01/2017 15h03
IMA investiga causa do incêndio que atingiu mata em Marechal Deodoro
Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita - Foto: Assessoria

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) estiveram, na manhã desta sexta-feira (27),  na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita para investigar um incêndio registrado desde a tarde de quarta-feira (25), na AL 101 Sul, no município de Marechal Deodoro.

O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter o fogo, porém as chamas voltaram a se alastrar na quinta-feira (26), mobilizando novamente os militares.

Segundo Lana Ingrid, consultora ambiental do IMA, as chamas atingiram parte de vegetação nativa existente dentro da APA de Santa Rita.

“Caso identificado os responsáveis, a autuação deve ser agravada por estar em Unidade de Conservação e ter atingido uma área de vegetação nativa. É importante ressaltar que a queima controlada só pode ser feita mediante autorização”, explica.

A equipe do IMA identificou que o incêndio teve início em propriedade particular. O proprietário da área afirma desconhecer a origem do incêndio, entretanto, moradores de um condomínio vizinho acreditam que o incêndio foi iniciado a partir de uma limpeza de terreno.

No momento em que a equipe esteve no local ainda foram detectados dois focos de incêndio. Por ser uma época de pouca chuva, há preocupação, pois qualquer chama pode ser facilmente alastrada.  O gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (GEFUC), Epitácio Correia, entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para que retornem ao local.

Técnicos da GEFUC fizeram o georreferenciamento dos pontos para que possam estimar o tamanho da área afetada.