Alagoas

Qualidade da água para consumo humano é assegurada com inspeção de carros-pipa

Técnicos da Vigilância Sanitária Estadual estarão inspecionando os caminhões até esta sexta

Por Agência Alagoas 24/03/2017 06h06
Qualidade da água para consumo humano é assegurada com inspeção de carros-pipa
Com a inspeção, carros-pipa estarão aptos a transportar água para 77 municípios em situação de emergência em razão da seca - Foto: Olival Santos

Para assegurar a qualidade da água utilizada para consumo humano, técnicos da Vigilância Sanitária Estadual realizam, até esta sexta-feira (24), uma operação para inspecionar os tanques de carros-pipa. A ação acontece no pátio do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), localizado no Distrito Industrial de Maceió.

Por meio desta iniciativa, os carros estarão aptos a transportar água para 77 municípios em situação de emergência em razão da seca. Isso porque, os tanques dos caminhões que transporta água potável devem seguir uma série de exigências, segundo o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra.

“Durante as inspeções analisarmos se os tanques apresentam pontos de oxidação e se a tampa está hermeticamente fechada. Também observamos se a frase ‘água potável’ está escrita de forma legível, se o tanque possui a inscrição da capacidade de litros e se foi produzido com aço inoxidável”, enumerou.

 

Segundo o inspetor sanitário Misael Lobo, foram inspecionados caminhões com capacidade de 10 mil litros. Segundo ele, as irregularidades mais comuns encontradas pela Vigilância Sanitária Estadual são tanques enferrujados e que não realizam o transporte exclusivo da água. “Os caminhões-pipa devem ser exclusivos para o transporte de água, sob o risco de contaminarem o líquido”, ressaltou.

Já o responsável por um dos caminhões inspecionados, Shelling Silva, ressaltou que o trabalho da Vigilância Sanitária Estadual é importante, porque assegura que só os caminhões com alvará poderão fazer o transporte de água potável.

“O transporte de água potável é uma atividade que exige muito cuidado de todos os envolvidos. Levar água para a população é um trabalho sério, que exige cuidados técnicos e responsabilidade”, reforçou.