Polícia

PRF prende motoristas com comprimidos de anfetamina nas BRs-101 e 423

Ocorrências se deram em São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia

Por Redação com assessoria 13/04/2017 15h03
PRF prende motoristas com comprimidos de anfetamina nas BRs-101 e 423
PRF prende condutores por porte de drogas - Foto: Assessoria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde da última quarta-feira (12) dois condutores portando ilegalmente comprimidos da droga anfetamina, medicamentos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As prisões foram na BR-101, em São Miguel dos Campos, e na BR-423, em Delmiro Gouveia, ambas durante patrulhamento de rotina.

Eram quase 16 horas, quando uma equipe da PRF abordou, na BR 101, em São Miguel dos Campos, uma Toyota/Hilux SW4, de cor branca e placas de João Pessoa/PB. O condutor apresentou uma habilitação, mas os policiais visualizaram diferenças entre a fisionomia dele e da foto do documento. Desconfiados, fizeram uma busca pelo veículo e encontraram R$ 28.000,00 em espécie, uma pistola de ar comprimido e seis comprimidos de anfetamina, proibido no Brasil desde 2011. 

Questionado sobre sua verdadeira identidade e diante da droga encontrada, o homem confessou que não era habilitado e usava a carteira de motorista de seu irmão, se passando por ele, quando era abordado em fiscalizações. Ele disse que fazia uso do medicamento proibido para dirigir durante a noite e que o dinheiro encontrado era o saldo da semana do comércio que tinha em alguns interiores do estado. Diante disto, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos para as providências cabíveis.

Instantes depois, outra equipe de policiais abordou na BR 423, em Delmiro Gouveia, um caminhão Ford/Cargo 1317, com placas de Goianesia/GO. Durante revista pessoal, foram encontrados 14 comprimidos de anfetaminas na bermuda do motorista. O homem, de 35 anos, assumiu que usava a droga para não sentir sono durante as viagens. Ele foi encaminhado à Delegacia de Delmiro Gouveia.

Anfetaminas

A substância, chamada anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e causa nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga, redução do sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental. Essa mistura de falsas sensações faz com que os consumidores da droga percam parcialmente os reflexos, o que aumenta as chances de provocar graves acidentes. São popularmente conhecidas como “rebite”.