Alagoas

Alagoas notifica cinco mortes suspeitas por gripe H1N1

Por 7 Segundos - Maceió 13/06/2017 17h05
Alagoas notifica cinco mortes suspeitas por gripe H1N1
Vacinação contra gripe encerra nesta sexta (09) - Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Dos 102 municípios alagoanos, somente 67 atingiram a meta do Ministério da Saúde (MS) para a campanha da vacinação 2017. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas ainda não atingiu a meta de imunizar 90% do público-alvo e já notificou 40 casos suspeitos do vírus H1N1. Dos 40 casos, cinco pessoas morreram, mas somente um caso foi confirmado o H1N1 como causa do óbito.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) na Sesau, Claudeane Nascimento, Alagoas vacinou 88% do público e como ainda não atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) vai seguir vacinando até o fim do estoque.

“A orientação para os municípios é continuar vacinando, principalmente porque as pessoas inclusas no público-alvo são as que mais adoecem e desenvolvem complicações sérias, inclusive morrem, por conta do vírus da gripe. Quanto mais perto o Estado chegar da meta, menos pessoas serão acometidas pelo vírus diminuindo a possibilidade de surto ou epidemia”, detalhou.

Conforme a coordenadora, o final de maio e o mês de junho correspondem ao pico de maior sazonalidade do vírus. “É uma doença Imunoprevenível e as pessoas têm que tomar a vacinar para se prevenir, agregar anticorpos suficientes e não contraírem a doença. Estudos comprovam que as vítimas mais graves do vírus são as pessoas que estão dentro do público-alvo, por isso a importância da imunização”, alertou.

Em 2016, Alagoas notificou cerca de 200 casos suspeitos e registrou 30 mortes causadas pelo vírus H1N1.