Meio ambiente

Vídeo:IMA pede que população evite banho de mar por causa de espuma na praia

Por 7 Segundos 05/07/2017 15h03
Vídeo:IMA pede que população evite banho de mar por causa de espuma na praia
Espuma aumentou na manhã desta quarta-feira(05), após as fortes chuvas - Foto: Reprodução/Internet

Por causa da intensidade das chuvas na capital, as areias da Praia da Avenida, em Maceió, amanheceram cobertas por espuma nesta quarta-feira (05).  O Instituto do Meio Ambiente (IMA) alertou que banhistas evitem banho de mar nesse período, já que as águas podem estar contaminadas por produtos.

A espuma pode ser visível na faixa litorânea entre a região do riacho salgadinho, até o Pontal da Barra. O IMA analisou a situação e constatou que o fenômeno possui causas meteorológicas e astronômicas.

Segundo o coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César a chuva drena as águas dos oceanos e rios, que ficam contaminadas por vários produtos e lixo. O período de ressaca também contribuiu para o aparecimento das espumas, o fenômeno movimenta o fundo do oceano e provoca uma proliferação descontrolada de microalgas.

A população maceioense que está acostumada com a cor azul do mar tem feito vídeos do litoral, assustados com a cor da água que agora está amarelada. Para sanar a curiosidade, o IMA explicou que o grande acúmulo de água doce possui menor densidade e por isso fica na superfície. Com a diminuição das chuvas, o mar voltará a ter sua cor característica.

O instituto recomenda que a população evite o banho de mar até que esse período acabe.

Veja vídeo: