Meio ambiente

Moradores e Prefeitura divergem sobre coleta de resíduos em Fernão Velho

Por 7 Segundos 20/07/2017 17h05
Moradores e Prefeitura divergem sobre coleta de resíduos em Fernão Velho
Falta coleta gera acúmulo de resíduos e mau cheiro no Fernão Velho - Foto: Reprodução

A Vila Bela Vista que é composta por seis ruas no bairro do Fernão Velho está segundoo os moradores, sem receber periodicamente a visita do caminhão de lixo no local. Moradores reclamaram na tarde desta quinta-feira (20), que o acúmulo de lixo depositado em um terreno baldio está gerando mau cheiro e atraindo insetos para as casas da região. O lixo é despejado no espaço, porque é o único lugar onde os resíduos são recolhidos pelo serviço de limpeza.

A principal reclamação dos moradores é a falta de circulação do caminhão de lixo nas ruas que não ocorre há mais de um ano. Um morador que quis se identificar apenas como João, disse que já tentou entrar em contato com a Prefeitura, mas o órgão respondeu que o despejo dos resíduos no lixão demandava tempo e que por isso não poderia entrar nas ruas. Apesar disso, a prefeitura informou que mandaria uma equipe no local, mas até agora o serviço não foi realizado.

Por causa dessa situação, os moradores são forçados a descartar o lixo em um terreno baldio formando um verdadeiro ‘mini lixão’, onde o carro passa e recolhe os resíduos. A ação, porém, está fazendo com que insetos sejam atraídos para casas da região. A moradora Alda que vive há 20 anos no local, acredita que o contêiner instalado antes no local, facilitava o recolhimento do lixo.

“Mais de uma vez por semana o lixo era recolhido, mas depois que foi tirado ficamos nessa situação. Desde sábado não temos coleta aqui, aí fica um mal cheiro por causa do chorume” relata a mulher.

Nas fotos enviadas, é possível ver entulhos como moveis, papelão e bastante plástico que foram jogados as margens da pista. Por causa do ‘mini lixão’, o terreno que oferece perigo a crianças e animais será interditado para uma edificação em breve, o que deixa os moradores sem alternativa quanto ao descarte de lixo.

Em nota, a Slum informou que a coleta na região é feita nas segundas, quartas e sextas e que na última quarta-feira (20), houve coleta regular no local. Entretanto, no local há um ponto crônico de descarte irregular de resíduos.Por isso, a superintendência enviará uma equipe de fiscalização ao local para verificar a situação. O órgão reforça, ainda, que o descarte irregular de resíduos é ilegal.

Veja vídeo: