Meio ambiente

Governo anuncia novo decreto sobre exploração na Renca

Segundo o governo, novo decreto deixará regras para exploração na região mais claras

Por 7Segundos/Maceió 28/08/2017 19h07
Governo anuncia novo decreto sobre exploração na Renca
renca - Foto: Brasil Mineral

Nesta segunda-feira (28), foi anunciado pelo governo a edição de um decreto com as regras para a exploração de mineração na extinta Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca). A área fica entre os estados do Amapá e do Pará e tem mais de 4 milhões de hectares.

Na ultima quarta-feira (23), o governo tinha publicado um decreto que eliminou a Renca e permitiu a exploração mineral na região. O decreto será revogado, porém a extinção da reserva está mantida.

A medida que foi anunciada nesta segunda deixará as regras para exploração na área mais clara e preservará as reservas ambientais e indígenas, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, informou que o decreto será publicado ainda nesta segunda. Sarney também disse que, com a nova medida, ficará proibida, por exemplo, a licença para exploração para quem tiver atuado na exploração mineral ilegal na reserva antes do decreto.

Críticas à extinção

Desde a semana passada, diversos artistas e ambientalistas têm criticado a medida do governo de extinguir a Renca. A modelo Gisele Bündchen avaliou o decreto como uma “vergonha”. Já a cantora Ivete Sangalo, postou: “Brincando como o nosso patrimônio? Que grande absurdo. Tem que ter um basta”.