Geral

Obras no Vale do Reginaldo serão retomadas nos próximos 60 dias, afirma Secretário

Informação foi confirmada à imprensa nesta quinta-feira (21), pelo novo secretário da Seminfra, Humberto Carvalho

Por 7 Segundos Maceió 21/09/2017 12h12
Obras no Vale do Reginaldo serão retomadas nos próximos 60 dias, afirma Secretário
Secretário da Seinfra, Humberto Cavalcante - Foto: Angelo Farias/ 7 Segundos

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realizou coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (21), na sede do órgão, no Centro de Maceió para apresentar as prioridades da pasta, neste novo momento, sob o comando do novo secretário Humberto Carvalho.

No encontro, o Secretário Humberto Carvalho apresentou o panorama atual das ações desenvolvidas pela Seinfra e as prioridades do trabalho até 2018. A pasta afirmou que está focada nas obras de abastecimento de água do Sertão ao Agreste e nos sistemas de esgotamento sanitário, em todo o Estado, especialmente na capital, nos municípios balneários e no Vale do São Francisco.

Além disso, Humberto Carvalho afirmou que nos próximos 60 dias serão retomadas as obras de contenção das encostas do Eixo Viário do Vale do Reginaldo, em Maceió.  Ele explicou que as obras atrasaram por conta do remanejamento de recursos para a contenção das encostas da localidade. 

"A conclusão das obras de reurbanização do Vale do Reginaldo dependem da liberação das unidades do 'Minha Casa, Minha Vida', pois quando foi contratado inicialmente essa obra, foi dividida entre Estado e Prefeitura. Ao Estado couve fazer as habitações, a Prefeitura a parte de infraestrutura. No andar da obra, alguns problemas aconteceram, de ordem técnica, a exemplo de uma barreira que caiu", disse.

"Então, o Ministério das Cidades exigiu que o recurso que ia ser utilizado na habitação fosse investido para fazer as encostas. Nos foi garantido que quando houvesse disponibilidade de unidades habitacionais a gente receberia pelo programa Minha Casa, Minha Vida", complementou. 

Abastecimento de água

Um convênio de R$ 100 milhões foi acordado com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para realização de diversas obras no Estado, dentre eles a conclusão do Trecho 4 do Canal do Sertão.

Ao ser questionado sobre o abastecimento de água para o interior e para a capital, secretário informou que essa é uma das prioridades da nova gestão. "A gente irá concluir a primeira etapa da Bacia Leiteira e iniciar a segunda etapa. 

Já em Maceió, o projeto é a interligação entre o sistema Pratagy-Mirim, o sistema Catolé-Cardoso e os poços de conjuntos e bairros para uma melhoria no sistema de abastecimento.

"Em Maceió, do ponto de vista da captação, a gente tem u m volume de água razoável, o que falta é que muitos bairros tem um sistema próprio, um poço, e não operam integrado dentro de um sistema como um todo. Para poder trazer esses bairros para dentro do sistema, para podermos oferecer água de qualidade, temos que ampliar o volume que ofertamos", disse.

"Vamos construir mais uma estação de tratamento de água para que eu consiga dobrar a quantidade de água e distribuir", finalizou.