Polícia

AL: aplicativo do Disque Denúncia já recebeu mais de 7 mil denúncias só neste ano

As ligações para o Disque Denúncia não são identificadas, rastreadas ou gravadas

Por 7 Segundos com assessoria 09/10/2017 10h10
AL: aplicativo do Disque Denúncia já recebeu mais de 7 mil denúncias só neste ano
Aplicativo disque-denúnica - Foto: Reprodução

O aplicativo Disque Denúncia já recebeu quase oito mil informações sobre ações criminosas em Alagoas em um ano.  De acordo com a Secretaria de Segurança de Alagoas (SSP/AL), a população tem desempenhado um papel importante no combate ao crime em Alagoas, realizando denúncias anônimas.

Desenvolvido em agosto de 2016 pelo núcleo de informática da SSP/AL, o aplicativo já conta 301 denúncias, a maioria delas referente a tráfico de drogas e homicídios. O objetivo é agilizar o atendimento à população e contribuir para a redução da criminalidade no Estado.

De acordo com a coordenadora do Disque-Denúncia, Ginah Wanderley, todas as denúncias que são recebidas são avaliadas e encaminhadas aos setores específicos. “As pessoas não são identificadas nem quando ligam para o 181 nem quando realizam a denúncia pelo aplicativo. É importante repassarem o endereço, bairro, cidade, se tiver fotos, áudio e vídeos da denúncia, pois todas essas informações serão muito importantes para a investigação”, disse Ginah.

O aplicativo recebe denúncias de todo o Estado. É um serviço gratuito e seguro com sigilo total das pessoas que utilizam o serviço. Já para as ligações, a central não identifica o número do telefone de onde a chamada está sendo feita.

Para baixar o aplicativo basta ir ao Play Store do Google.

Finalista do concurso Ações Inovadoras

O aplicativo do Disque-Denúncia 181 é um dos grandes finalistas do VII concurso de Ações Inovadoras, idealizado pelo Governo de Alagoas e promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

O concurso tem como objetivo reconhecer e fomentar ideias que reconfiguram o Executivo de Alagoas. A ação é parte das ações comemorativas do Mês do Servidor 2017.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 7 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá.