Geral

Morador encontra onça em cima de árvore, no quintal de casa

Captura envolveu 10 PMs e 8 veterinários do Zoológico de Brasília. 'Provavelmente ela estava atrás de comida', diz Polícia Ambiental.

Por G1 09/10/2017 14h02
Morador encontra onça em cima de árvore, no quintal de casa
Onça foi encontrada em cima de uma árvore, no quintal da casa de um morador do DF - Foto: Divulgação

Uma onça foi capturada no quintal de um morador do Lago Oeste, na região de Sobradinho, na manhã desta segunda-feira (9) pela Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal. O dono da casa encontrou o animal em cima de uma árvore e acionou a PM. Ao todo, dez policiais e oito veterinários do Zoológico de Brasília trabalharam no resgate.

Os veterinários foram chamados para ajudar a sedar a onça que, segundo os policiais, estava agitada e assustada. Depois de capturado, o felino passou por um processo de avaliação e recuperação no próprio local. O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e, em seguida, será devolvido ao cerrado.

De acordo com o Batalhão Ambiental, a onça deve ter fugido de algum foco de incênio na mata. "Provavelmente ela estava atrás de comida", disseram os policiais. Só de janeiro a outubro, 1.671 animais silvestres foram resgatados em áreas urbanas do Distrito Federal. No último domingo (8), considerado o dia mais quente do ano, 21 bichos foram resgatados, entre eles, cobras, pássaros e saruês.

Onça no Itamaraty

Em agosto deste ano, uma onça de porte médio invadiu as dependências do Palácio do Itamaraty, no centro de Brasília. À época, a Polícia Militar disse que as imagens das câmeras de segurança do prédio confirmaram que o animal chegou a andar pela área interna de um dos anexos, na Esplanada dos Ministérios.

Pelas imagens, a suspeita levantada pelo comandante do grupamento ambiental era de que o animal seria uma onça de porte médio e com cerca de 60 kg. O felino chegou a rondar uma área atrás do anexo II do Itamaraty – prédio conhecido como "Bolo de Noiva" pelo formato arredondado.

Não houve registro de pessoas feridas ou ameaçadas diretamente pela onça. Na hora do chamado, a equipe da PM atendia a uma ocorrência em São Sebastião, a 23 km de distância. Quando os militares chegaram ao Itamaraty, cerca de 40 minutos depois, o animal havia fugido.

Incêndio próximo

Na mesma noite em que a onça foi vista no Itamaraty, um foco de incêndio atingiu uma área de mata próxima ao Itamaraty, entre a Esplanada dos Ministérios e a Vila Planalto. Funcionários suspeitaram que a onça tivesse se assustado com as chamas, e fugido em direção à área central de Brasília.

De acordo com a PM, existe uma "rota de fuga natural" que sai dos anexos do Ministério de Relações Exteriores e segue em direção a uma área de cerrado.