Segurança

Agentes penitenciários suspendem visitas a reeducandos neste final de semana

Por 7 Segundos Maceió 13/10/2017 16h04
Agentes penitenciários suspendem visitas a reeducandos neste final de semana
Visitas ao Presídio podem ser suspensas, após diagnóstico de meningite - Foto: Assessoria

Para protestar contra as mudanças que o governo estadual estaria planejando no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), os agentes penitenciários decidiram, nesta sexta-feira (13), que não haverá visitas no sistema prisional neste final de semana.

Em posse da informação, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio das chefias das unidades prisionais, já entrou em contato com os familiares para comunicar que as visitas aos internos no Complexo Penitenciário, em Maceió, serão suspensas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL), Kleyton Anderson, o motivo da suspensão é o descumprimento de um acordo por parte do Governo do Estado.

“Nós negociamos um acordo, mas com a chegada de um novo gestor querem fazer mudanças e nós não aceitamos, visto que foi um acordo fechado com muito diálogo entre a categoria e o governo”, afirmou.

“Caso o Governo não recue, a categoria fará apenas o que der, lembrando que fazemos muito mais do que podemos para evitar um colapso no sistema prisional, se for considerado o nosso baixo efetivo”, acrescentou.

A Seris informou que os serviços internos ocorrerão normalmente.  “A Seris reitera o seu compromisso com a valorização dos agentes penitenciários alagoanos. Os profissionais têm desenvolvido um grande trabalho para promover a ordem e justiça dentro e fora do cárcere, conforme preconiza a Lei de Execuções Penais. Graças ao empenho dos agentes, Alagoas é referência no país com suas práticas ressocializadoras”, disse em nota.