Trânsito

PRF realiza fiscalização de motocicletas no interior

As fiscalizações ocorreram no perímetro urbano dos municípios de São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela

Por Ascom PRF/AL 27/12/2017 16h04
PRF realiza fiscalização de motocicletas no interior
PRF realiza fiscalização direcionada a motocicleta - Foto: Ascom PRF/AL

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ontem (26), uma operação temática no perímetro urbano dos municípios de São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. A operação, prevista no calendário de atividades da Operação Rodovida, buscou intensificar as fiscalizações direcionadas as motocicletas, visto que os acidentes ocorridos com esse tipo de transporte geralmente são mais letais.

No decorrer da operação, 62 veículos e 45 pessoas foram fiscalizados. Com as abordagens um total de 176 autos de infrações foram lavrados e 17 veículos retidos por algum tipo de irregularidade. As infrações mais verificadas foram: dirigir o veículo sem possuir habilitação, conduzir ou transportar passageiro sem capacete, utilizar calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais, conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado e conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante. Em relação aos veículos retidos, os principais motivos que ensejaram as retenções foram: a condução do veículo sem possuir CNH e o veículo não estar devidamente licenciado.

Durante essas fiscalizações de trânsito, duas situações específicas resultaram em uma motocicleta recuperada e uma pessoa detida por mandado de prisão em aberto.

A primeira delas ocorreu durante o patrulhamento no km 142 da BR 101, em São Miguel dos Campos, quando os policiais deram ordem de parada ao condutor de uma motocicleta Honda/CB300, de cor amarela, porém o mesmo não obedeceu e empreendeu fuga adentrando numa estrada vicinal. Foi realizado o acompanhamento e, alguns quilômetros depois, o condutor abandonou a motocicleta e fugiu para a mata, não sendo localizado. Após a realização das consultas e checagem dos elementos de identificação veicular constatou-se que a numeração do motor da motocicleta apresentava visíveis sinais de adulteração. O veículo foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos.

A segunda ocorreu por volta das 18 horas, quando a equipe realizava uma ronda no km 139 da BR 101, São Miguel dos Campos, e abordaram um Ford/Verona, de cor preta. Após algumas consultas ao condutor, os agentes descobriram um mandado de prisão em aberto. Ele havia sido condenado pelo crime de furto e era procurado desde outubro de 2014 pela Justiça de Vitória da Conquista na Bahia. O homem, um colombiano de 47 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da região.