Polícia

PM pune com prisão militares que criticaram em vídeo soltura de mulher

Em agosto do ano passado, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou a revolta de policiais militares com a soltura de uma mulher presa com oito armas de fogo

Por Redação 15/02/2018 16h04
PM pune com prisão militares que criticaram em vídeo soltura de mulher
Militares que criticaram soltura de mulher presa com oito armas são mandados à prisão - Foto: Reprodução/ Internet

Três policiais militares foram afastados das atividades e punidos com oito dias de detenção no 1º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). Eles são suspeitos de praticar assédio moral intimidando uma mulher que tinha sido liberada de uma audiência de custódia após ser presa com oito revolveres. A decisão está publicada na edição desta quinta-feira (15) do Boletim Ostensivo da Polícia Militar (BGO).

De acordo com a decisão assinada pelo comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Sampaio Lima, a atitude dos militares resultou em "desrespeito às medidas gerais de ordem judicial", comprometendo o prestígio e a imagem da corporação.

Com a medida, ficam detidos o cabo Robert José Leopoldino dos Santos, que aparece no vídeo fazendo algo que foi entendido como intimidação a senhora Maria Cícera Oliveira Lima Santos. E os soldados Ricardo Wildldis Silva de Almeida, que teria gravado o vídeo e disponibilizado para divulgação nas redes sociais, além do soltado Lucivaldo Nazário da Silva.

Entenda o caso

Em agosto do ano passado, um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou a revolta de policiais militares com a soltura de uma mulher presa com oito armas de fogo, no Conjunto Cleto Marques Luz, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Maria Cícera Oliveira Lima, de 31 anos, foi presa após militares do 1º BPM encontrarem oito armas escondidas no teto da casa, sendo sete calibre 38 e um revólver calibre 32, todos sem munições e números de identificação ilegíveis. A suspeita é a de que a mulher alugava as armas para prática de assaltos e homicídios em Maceió.

Nas imagens do vídeo, os policiais aparecem conversando com a mulher e questionando-a sobre a sua liberação. A mulher conta aos militares que conseguiu um alvará para que fosse solta. "Estou com meu alvará de soltura e não devo nada a ninguém", afirma.

No vídeo, um militar reclama da justiça brasileira e ironicamente pede desculpas a mulher. "Me desculpe por ter vindo na casa da senhora, quebrado a porta da senhora, ter apreendido oito armas e ter levado a senhora constrangida até uma delegacia para um dia depois a senhora estar solta".