Polícia

Guerra do tráfico na divisa com PE deixa polícia de AL em alerta

Na última semana uma série de execuções aconteceu em São José da Coroa Grande – PE; dois homicídios ocorreram em Maragogi esse mês

Por Maurício Silva 19/02/2018 11h11
Guerra do tráfico na divisa com PE deixa polícia de AL em alerta
Polícia alagoana está em alerta máximo - Foto: Isac Silva

A guerra do tráfico de drogas  no Litoral Sul de Pernambuco tem feito várias vítimas nos últimos dias e a maior parte dos crimes têm ocorrido na cidade de São José da Coroa Grande (PE), que fica na divisa com Alagoas. Os índices têm deixado policiais alagoanos em alerta máximo. Nesse mês de fevereiro, duas execuções ocorreram na cidade de Maragogi e a Polícia Civil vem investigando se os homicídios têm ligação com o tráfico pernambucano.

O 7Segundos vem noticiando com freqüência os crimes em Maragogi: as notícias começaram no dia 4 de fevereiro quando traficantes trocaram tiros com policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM) no distrito de Barra Grande. No mesmo dia, o adolescente Edmilson do Nascimento Júnior, de 17 anos, foi encontrado morto na fazenda Junco, bem próximo à divisa, este residia em São José. No dia 12, Cledivaldo Miguel dos Santos, de 27 anos, foi amarrado e executado no lixão do “Risca Faca”. Tudo tem algo em comum na investigação: o tráfico de drogas que vem de Pernambuco.

O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Pedro Henrique do Carmo Neto, disse que os militares estão trabalhando de forma atenta. “Desde que iniciamos a Operação Verão, em novembro de 2017, o policiamento está reforçado. O Bope e a Radiopatrulha estão com um trabalho intensificado. O setor de inteligência da PM está monitorando a situação. A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas está unida com a de Pernambuco para capturar os indivíduos”, declarou o comandante.

A preocupação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas é intensa também pelo fato de Maragogi ser o segundo pólo turístico do Estado, ficando atrás apenas de Maceió. Nesse verão mais de 100 mil pessoas visitam a turística cidade do Litoral Norte. Por meio da assessoria, a SSP informou que está ciente das ocorrências em São José da Coroa Grande e vai traçar estratégias para evitar que os crimes ocorram em Maragogi e na região Norte. Comunicou também que as medidas começaram a ser tomadas.

Os policiais do 92º Distrito Policial de Maragogi sob o comando do delegado Ailton Soares Prazeres também estão em estado de atenção e investigam o tráfico na cidade litorânea e o avanço do tráfico de Pernambuco na divisa com Alagoas. A principal linha de investigação dos homicídios esse mês é de ligação com o tráfico.

São José da Coroa Grande
Um dos maiores destinos turísticos do litoral Sul de Pernambuco, São José da Coroa Grande, fica localizada na divisa AL-PE junto com Maragogi. A cidade pernambucana está numa crescente gigantesca na violência. Ano passado a violência cresceu assustadoramente 127% na taxa de homicídio no município. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o aumento está relacionado ao tráfico de drogas e à disputa de gangues rivais das cidades de São José e Barreiros.

Na última quinta-feira (15) ocorreu um triplo homicídio no município e no último sábado (17) um quíntuplo homicídio. Os crimes vêm aterrorizando os 20,9 mil habitantes da cidade litorânea. Pelas ruas, o clima é tenso, de medo e insegurança. As pessoas estão recolhidas e com receio de falar sobre os crimes. A delegada de São José, Érica Bezerra, investiga que os crimes estão relacionados pelo poder do crime na região.