Segurança

População da Orla de Maceió está ansiosa pela chegada do Ronda no Bairro

Por Agência Alagoas 04/03/2018 15h03
População da Orla de Maceió está ansiosa pela chegada do Ronda no Bairro
População da Orla de Maceió está ansiosa pela chegada do Ronda no Bairro - Foto: Agência Alagoas

Com o terceiro exercício operacional da Ronda no Bairro nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica, realizado na manhã deste domingo (4), a população da Orla de Maceió já aguarda ansiosa o lançamento oficial do programa na localidade.  

"O Ronda no Bairro eleva a sensação de segurança. Foi assim no Jacintinho, onde a população recebeu o programa de braços abertos e aprovou suas ações e resultados. Após a chegada à orla marítima, vamos estendê-lo à parte alta da capital, nas regiões comerciais mais adensadas", disse o governador.

Até o lançamento oficial do patrulhamento do Ronda nas áreas comerciais da orla marítima de Maceió, os exercícios simulados operacionais serão intensificados no perímetro. 66 patrulheiros de proximidade foram distribuídos no território, realizaram rondas a pé, de moto e de bicicleta e explicaram à população a filosofia e execução do programa.

A equipe de Articulação e Mobilização Social encaminhou e referenciou casos de pessoas em situação de rua para o Conselho Tutelar e para os Anjos da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

A implantação deste novo braço da segurança pública é integralmente realizada com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade.

"É uma satisfação poder participar desse novo momento da segurança pública em Alagoas. Levar o Ronda a mais bairros é uma forma de aproximar ainda mais os agentes públicos e os serviços oferecidos pelo Governo do Estado àspessoas", comemorou o coordenador-geral do programa, coronel RR Maxwell Santos.

O programa

É mais uma ação integrada na prevenção e no combate à violência em Alagoas. Essa nova forma de fazer segurança pública aproxima os agentes do Estado dos cidadãos e facilita que identifiquem as necessidades de cada território de atividade.

O Ronda no Bairro é um programa de Governo de Alagoas e está sob a alçada das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A área comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió, foi o marco inicial do Programa, que já opera por lá há dois meses, atendendo aos seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.