Saúde

Porto Calvo e Matriz de Camaragibe fazem recadastramento para tratamento de glaucoma

Pacientes precisam atualizar cadastro para continuar recebendo colírio

Por Maurício Silva 05/03/2018 11h11
Porto Calvo e Matriz de Camaragibe fazem recadastramento para tratamento de glaucoma
Recadastramento para tratamento de glaucoma em Matriz de Camaragibe - Foto: Cortesia ao 7Segundos

As secretarias de Saúde dos municípios de Porto Calvo e Matriz de Camaragibe, na região Norte de Alagoas, iniciaram nesta segunda-feira (05), o recadastramento para os pacientes que recebem colírio para tratamento de glaucoma. O medicamento é distribuído gratuitamente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Porto Calvo, o recadastramento está sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e vai até o dia 12 deste mês. Em Matriz de Camaragibe, terá mutirão entre os dias 05 e 07 de março para o recadastro, no Centro Paroquial, localizado na Rua Drº Mendonça Braga.

Os pacientes diagnosticados com glaucoma nas duas cidades precisam fazer o recadastramento nos locais indicados, com cópias dos seguintes documentos: cartão SUS, comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, receita, caixa do colírio ou embalagem do medicamento usado no tratamento.

Glaucoma
O Glaucoma é um conjunto de diversas doenças distintas que envolvem a pressão intraocular associada a neuropatia óptica. Por conta disso, possui características bem específicas, em que ocorre um dano no nervo óptico – parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro –, causando a perda progressiva (se não tratada) e irreversível da visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Estima-se que a prevalência da doença no mundo é de aproximadamente 1 a 2%; já no Brasil, a estimativa é de que 900 mil pessoas são portadoras da doença.