Geral

Trabalhadores dos Correios encerram greve e voltam ao trabalho nesta terça (13)

Decisão foi tomada após assembleia da categoria na tarde de ontem (12)

Por 7Segundos 13/03/2018 09h09
Trabalhadores dos Correios encerram greve e voltam ao trabalho nesta terça (13)
- Foto: Ascom Correios

Foi suspensa, em assembleia realizada nessa segunda-feira (12), a greve dos trabalhadores dos Correios em Alagoas. A categoria tinha uma lista de pautas a serem discutidas, mas o principal motivo da paralisação seriam as alterações na assistência médica da categoria. Com o fim da greve, as entregas de encomendas e serviços foram retomados na manhã de hoje (13).

No início da tarde de ontem, a categoria decidiu suspender a greve com um protesto e o fechamento do Centro de Distribuição Domiciliar, situado na Av. Drº Antônio Gomes de Barros, a antiga Amélia Rosa, no bairro de Jatiúca, em Maceió. Por volta das 10h30, os funcionários fizeram uma caminhada e seguiram para a Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas (PRT/AL), onde entregaram a pauta de reivindicações ao Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL). 

No documento, os trabalhadores denunciam sobrecarga de trabalho, ausência de concurso público para repor vagas de carteiros, péssimas condições de trabalho nas unidades de distribuição e agências postais, veículos sucateados, insalubridade e descumprimento, pela empresa, de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2017-2018. 

“Não dá mais para os trabalhadores viverem como estão vivendo na empresa, sem profissionais para entregar a correspondência como deveria, trabalhadores sendo agredidos pela população porque não entendem que a dificuldade na distribuição se dá, justamente, pela falta de profissionais”, ressaltou o presidente do sindicato, Altannes Holanda.

Na ocasião foi decidido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) a implementação de mensalidade para empregados e seus dependentes, mas também houve boas notícias. “Conseguimos a manutenção de pais e mães no plano por pelo menos um ano quando a intenção dos Correios era a retirada deles do plano imediatamente”, afirmou Holanda.