Política

“Renúncia” de Rui Palmeira causa alvoroço nas redes sociais

Por Redação 06/04/2018 19h07
“Renúncia” de Rui Palmeira causa alvoroço nas redes sociais
Rui Palmeira (PSDB) é reeleito prefeito de Maceió - Foto: Arquivo Pessoal

No final da tarde desta sexta-feira (06), começou a circular nas redes sociais a notícia de que o prefeito Rui Palmeira (PSDB) tinha renunciado ao mandato. Não durou muito e a história foi esclarecida, se tratava de uma fake news, em tradução livre notícia falsa.

De acordo com a fake news, Rui Palmeira tinha renunciado ao cargo de líder do Executivo Municipal por meio de uma carta enviada ao presidente da Câmara Municipal de Maceió (CMM), Kelmman Vieira (PSDB).

Em nota, a Câmara negou ter recebido a carta de renúncia. Confira a nota na íntegra.

A Câmara Municipal de Maceió esclarece que nenhum documento oriundo do prefeito Rui Palmeira deu entrada no Poder Legislativo municipal nesta sexta-feira (06.04). Além disso, a foto de um ofício que circula pela internet, no qual o chefe do Executivo renuncia ao cargo traz algumas informações que não correspondem à verdade. O número do protocolo não é o registrado pela Casa e a funcionária que teria recebido o documento está de licença há três meses e, portanto, não trabalhou nesta sexta-feira.

Se fosse verdade, com a renúncia, a Prefeitura de Maceió seria assumida por Marcelo Palmeira (PP), até então vice-prefeito da capital alagoana. Na carta falta, a renúncia foi tradada como sendo em "caráter irrevogável e irretratável, com efeitos imediatos".

“Gostaria de deixar um agradecimento primeiramente ao povo maceioense, a todos da minha família que sempre estiveram ao meu lado nessa caminhada, aos servidores municipais diretos e indiretos, que me auxiliaram nesse pleito que se encerrará no dia 06/04/2018, aos companheiros políticos, ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário", trouxe um trecho da carta falsa.

Rui já tinha dito que não seria candidato

A falsa renúncia aconteceu pouco menos de um mês, quando Rui Palmeira usou as redes sociais para afirmar que não seria candidato nas eleições de 2018.

“Depois de ouvir muito minha família e lideranças políticas tomei a decisão definitiva de não disputar as eleições no ano de 2018. Temos muitos projetos importantes em andamento em Maceió, temos outros por serem iniciados agora em 2018, outros no ano que vem, e não me sentiria confortável em deixar a prefeitura no meio destes projetos tão importantes para a nossa cidade” afirmou Palmeira à época.