Polícia

Operação Nacional Tiradentes II mobiliza mais de dois mil pms de Alagoas

Nos 102 municípios alagoanos, da capital e interior, serão executadas todas as variáveis do policiamento ostensivo geral

Por Assessoria 11/05/2018 06h06
Operação Nacional Tiradentes II mobiliza mais de dois mil pms de Alagoas
Ilustração - Foto: Divulgação

Cerca de dois mil policiais militares de Alagoas participam da Operação Nacional de Segurança, denominada ‘Tiradentes II’, que terá início nesta sexta-feira (11) em todo o país. A ação conjunta, coordenada pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG-PM/CBM), será realizada em cada Unidade Federada, no período de 40 horas, somando esforços adicionais das corporações com foco na prevenção e manutenção da ordem pública e segurança dos cidadãos brasileiros.

Nos 102 municípios alagoanos, da capital e interior, serão executadas todas as variáveis do policiamento ostensivo geral e de trânsito e/ou rodoviário, caracterizado pelos processos a pé, motorizado, montado e fluvial (embarcações); bem como serão utilizados os modos peculiares de policiamento ostensivo: patrulhamento, permanência e diligência. Ao todo serão empregadas 621 viaturas, entre carros e motocicletas, além de três embarcações, e um efetivo de 2.061 policiais militares.

Responsável por comandar a operação em todo o Estado, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, destaca que a ação visa homenagear o patrono das polícias militares do Brasil, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes.

“Nossa tropa estará nas ruas alagoanas, bem como as nossas coirmãs, para inibir a prática de crimes, como tráfico de drogas e roubos, e coibir a atuação de organizações criminosas”, destacou Marcos Sampaio.

O comandante ressaltou ainda que a ação tem seus propósitos focados nas metas de segurança almejados pela nação, pois visa contribuir, de forma significativa, para o exercício de um dos papéis primordiais do Estado, que é a promoção da segurança pública, condição essencial para a vida em sociedade.

O CNCG será responsável pela gestão, planejamento, coordenação, compilação e divulgação dos dados e informações relativas aos resultados da Operação Tiradentes II.

Sobre a Operação

A execução da operação foi definida por decisão unânime dos comandantes na primeira reunião extraordinária do Conselho, realizada entre os dias 09 a 12 abril, na cidade de São Paulo. A integração, união e coesão das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares demonstrarão a força, organização, pontualidade e confiabilidade das informações, características inerentes às corporações.

Este ano a ação integrada foi dividida em três fases. Na primeira fase as corporações envolvidas coletavam informações para alinhar as ações operacionais em cada Estado.

Já na segunda, realizada nos dias 04 e 05 de maio, aconteceu um ‘treinamento’ onde equipes de serviço de cada cidade do país executavam operações rotineiras, com foco em ações de abordagens.

A terceira e última fase será realizada este final de semana com a execução da operação propriamente dita em todos os Estados do Brasil.