Cidades

Entenda efeitos da greve dos caminhoneiros em Alagoas

Estradas, transporte público, supermercados, postos de gasolina, e Correios foram afetados

Por 7Segundos 24/05/2018 09h09
Entenda efeitos da greve dos caminhoneiros em Alagoas
Protesto de caminhoneiros - Foto: Reprodução/Internet

O protesto dos caminhoneiros contra o aumento do preço do combustível entra no terceiro dia seguido em Alagoas. A categoria bloqueou desde a terça-feira (22) a BR-101, em Messias, e na quarta-feira (23) a BR-316, em Palmeira dos Índios. Os reflexos da paralisação já são sentidos em vários setores da sociedade alagoana.

Transporte Público
Em Maceió, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que haverá uma redução de 10% na frota dos ônibus nesta quinta-feira (24). Dessa forma, da frota de 670 ônibus, 67 não irão circular. A medida é para manter o funcionamento do transporte público na capital, em decorrência da greve dos caminhoneiros, que já entra em seu terceiro dia em Alagoas, contra o aumento do preço do combustível.

Supermecados
Os supermecados da capital estão funcionando apenas com o estoque existente em loja, em entrevista ao 7Segundos, o presidente da Associação dos Supermecados de Alagoas (ASA), Raimundo Tavares Sousa, confirmou a informação, ele disse que até agora não houve registro de falta de insumos nos supermecados, mas que isso pode acontecer a qualquer momento.  "Pode acabar a qualquer momento, os produtos frios e congelados, como outros que vem de outros estados tendem a ser mais díficl de repor e assim faltar mesmo".

Postos de Gasolina
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis/AL) informou ao 7Segundos, na manhã desta quinta-feira (24), que o abastecimento nos postos de combustíveis da capital e do interior continua normalizado. "Até o momento não temos nenhum relato sobre a falta de combustível. Pode ser que essa realidade, ao longo do dia, venha a mudar. Mas até o momento nenhum posto relata prejuízo sobre a falta de combustível", informou.

A assessoria também explicou que o combustível chega à capital alagoana pelo porto e, por essa razão, há a possibilidade de a cidade não ser atingida, e que a situação no interior está sendo monitorada. "Os combustíveis se localizam nas bases das distribuidoras. Em Maceió, por exemplo, tem o Porto de Maceió. Existem caminhões que saem do Porto para abastecer justamente esses postos", informou.

Com relação aos valores dos preços dos combustíveis praticados atualmente, o Sindcombustíveis/AL informou que não acompanha os preços. "A média dos preços dos combustíveis é atualizada uma vez por semana no site da ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis]. Não temos um levantamento atual, visto que a ANP só divulgará no inicío da semana que vem", concluiu.

Estradas
Cerca de 500 caminhões interditam mais de 15km da BR-101, no município de Messias, Zona da Mata de Alagoas. O bloqueio acontece a partir do km 73,5. Há também informações de bloqueio na BR-316, a partir do km 200, em Maribondo, no Agreste.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aproximadamente 500 veículos com mais uns 140 estacionados nos postos de combustíveis protestam contra o aumento do preço do diesel. O órgão não soube informar o número de manifestantes presentes no local, nem a previsão de liberação da via.

Correios
A paralisação nacional dos caminhoneiros também afeta a logística dos Correios. Em Alagoas não é diferente e o órgão está seguindo as instruções da diretoria nacional. De acordo com os Correios, o movimento tem gerado forte impacto às operações em todo o país. Diante desse cenário, estão temporariamente suspensas as postagens das encomendas com dia e hora marcados.

A assessoria em Alagoas ainda informou que está acompanhando os números, que estão sendo atualizados diariamente, e que mais informações podem ser acompanhadas pelos usuários no site da empresa.

Preocupação
Em nota à imprensa, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) manifesta sua preocupação e indignação em relação à greve dos caminhoneiros, que já está gerando prejuízos importantes para a indústria e para a sociedade. "Espera-se que, em um prazo curto, seja construído um entendimento para que a situação volte à normalidade", declara.