Justiça

TJ devolve liberdade a ex-prefeito de Viçosa 72 horas após sua prisão

Por 7Segundos 25/06/2018 10h10
TJ devolve liberdade a ex-prefeito de Viçosa 72 horas após sua prisão
Ex-prefeito é acusado de desviar recursos públicos em 2014 - Foto: UOL

Apesar dos esforços do Grupo de Ação Estadual de Combate à Organizações Criminosas (Gaeco), o Tribunal de Justiça, mais uma vez, concede liberdade a ex-gestores investigados por irregularidades com o erário. Desta vez, o habeas corpus foi concedido pelo desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly, durante plantão, e beneficia o ex-prefeito de Viçosa Flauber Torre Filho. A liberdade foi concedida no sábado (23), 72 horas depois da prisão do ex-gestor.

Flauber havia sido detido na quarta-feira (20), junto com o ex-secretário de Finanças, Maxwel Carnaúba Passos. Ambos são acusados de comandar um esquema de desvio de recursos públicos, por meio de concessão de diárias, conhecido como ‘farra das passagens’. A denúncia foi formalizada pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL).

Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal e, de acordo com a acusação, somente em 2014, R$ 42 mil foram comprados em passagem sem licitação e outros R$ 153 mil teriam sido gastos em diárias irregulares. Do total desviado, mais de 75 mil teriam sido embolsados pelo ex-prefeito.

Flauber foi detido no município de Atalaia e o ex-secretário, detido em Viçosa, cidade onde o suposto esquema acontecia. Os dois foram submetidos a exames de corpo de delito no IML de Maceió e, em seguida, transferidos par o presídio.

Agora em liberdade, os ex-gestores devem ser monitorados por tornozeleira eletrônica de deverão cumprir medidas restritivas.