Cidades

Prefeitura de União dos Palmares realiza ações de combate à dengue

Mutirão de limpeza foram realizados em pontos do município

Por 7Segundos 27/06/2018 10h10
Prefeitura de União dos Palmares realiza ações de combate à dengue
Mutirão limpeza foi realizado em União dos Palmares - Foto: Cortesia/ Assessoria

Atuante no combate à dengue, a Prefeitura de União dos Palmares, através da Secretaria de Saúde, promoveu um mutirão de limpeza no conjunto Sagrada Família (Mutirão), procurando, principalmente, casas e terrenos abandonados para realizar os cuidados necessários para eliminar os focos do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, na região. A secretaria já havia recebido notificações sobre a localidade. Em breve, outras regiões receberão este mutirão. 

Com o objetivo de fortalecer a campanha, a secretaria ainda está enviando o carro fumacê para os locais do município com os maiores números de notificações, alertando os moradores para, quando o carro passar, deixarem as janelas de suas casas abertas, cobrir os utensílios domésticos e gaiolas de passarinho, para a entrada da substância inseticida.  

A secretária de saúde, Geany Vergeth, alerta ainda que é muito importante que a população faça sua parte, não acumulando água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outras prevenções. 

É preciso se precaver

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve 45 casos de mortes confirmadas por dengue, chikungunya e zika em 2018, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. A dengue fez o maior número de vítimas (40 mortes confirmadas), seguida por chikungunya (4 mortes confirmadas) e zika (1 morte confirmada). De acordo com o boletim, outras 140 mortes estão sendo investigadas. São 114 por dengue e 26 por chikungunya.