Geral

Grupo folclórico lança campanha de arrecadação para participar de Festival

Boi Imperador da Jatiúca decide conquistar espaço na disputa deste ano

Por Assessoria 13/07/2018 11h11
Grupo folclórico lança campanha de arrecadação para participar de Festival
Grupo Boi Imperador - Foto: Arquivo pessoal

Após cinco anos afastado das competições, o grupo Boi Imperador representando o Conjunto Santo Eduardo, em Maceió, está disposto a disputar o acesso na competição da 26ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió.

O sonho de recuperar a admiração do povo está começando do zero, já que os idealizadores do projeto não obtiveram recursos para elaboração do Bumba Meu Boi, e precisam de doações de empresas e pessoas que querem incentivar a cultura alagoana. 

Com o tema do México, pedaços de tecidos e fitas, o presidente do grupo folclórico Alisson Cristian está construindo na aba do chapéu, o traje de um dos 35 ritmistas. Segundo ele o recurso chega aos poucos, entre uma ajuda e outra é possível juntar dinheiro para comprar os enfeites que faltam. 

“Nós fazemos porque gostamos de verdade. Convivemos com essa cultura desde pequenos, porque se for olhar pelo lado financeiro, não traz rentabilidade”, enfatizou Alisson, que até agora não obteve apoio de nenhuma instituição ou pessoa física.

Sobre a corrida para a confecção do boi, ele destacou que algumas dificuldades acabam criando ainda mais obstáculos. O grupo alegou que além de não ter um espaço amplo para desenvolver suas atividades, também enfrenta burocracia junto a Prefeitura de Maceió, para conseguir liberação de parte de ruas ou praça, a fim de ensaiar as apresentações.

A Prefeitura de Maceió beneficiou 20 grupos de bairros com a política de editais, mas o Boi Imperador não entrou na lista pela descontinuidade na participação dos concursos. Os escolhidos deverão, por meio de chamada pública, receber R$ 80 mil ao todo para participar do festival.

Por isso, o desafio agora é arrecadar cerca de R$ 7 mil até o começo de agosto, valor de investimento considerado baixo, em comparação aos grupos ativos na competição. O recurso será usado apenas para a compra de materiais do boi e trajes, já que os integrantes não possuem mão de obra paga.

Serão duas oportunidades de ganhar o troféu e repetir o bom desempenho de 2013 quando o Boi “Dom Quixote” conquistou o segundo lugar no festival. Este ano as competições irão ocorrer em agosto nos dias 24 e 25 , e em novembro na capital alagoana. 

O grupo têm até o dia oito de agosto, para apresentar propostas e realizar a inscrição.

Para ajudar, contribua com qualquer valor na conta abaixo:

Maríliam Silva G Golveia 
Ag: 0055 Op: 013
Conta: 00057913-2.