Política

Retorno de antigos aliados do PT ocorreu em outros estados além de Alagoas

Convenções realizadas esta semana mostraram uma nova configuração

Por 7 Segundos com UOL 03/08/2018 15h03
Retorno de antigos aliados do PT ocorreu em outros estados além de Alagoas
Convenção partidária do PT Alagoas - Foto: Reprodução/Instagram

Às vésperas das definições partidárias para as eleições de outubro, o PT deixou de lado a mágoa com os "golpistas" e tem costurado vários acordos que beneficiam parlamentares e políticos do Nordeste que votaram ou defenderam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Em Alagoas, o PT confirmou apoio ao senador Renan Calheiros e a Renan Filho - governador que tenta a reeleição sem adversários de peso da oposição. Renan é do partido do presidente Michel Temer, ex-vice de Dilma, embora se oponha a ele dentro da própria legenda. Ele chegou a ser vaiado durante a convenção do PT que aconteceu esta semana. A resposta do núcleo petista veio pelo deputado federal Paulão, que tenta a reeleição com apoio dos Calheiros e disse, durante o evento, que as vaias foram localizadas e antidemocráticas. Paulão ainda relatou que o apoio à reeleição dos Calheiros foi definido com grande maioria na executiva do partido e que ambos apoiarão à candidatura do ex-presidente Lula.

As mesmas atitudes estão ocorrendo em outros estados nordestinos, como Pernambuco com o PSB, que chegou a exonerar deputados para votar contra Dilma. No Ceará o PT governa o Estado, mas para se manter no poder, está costurando apoio com o PDT. No Piauí a aliança doi feita com o PP.