Saúde

PE investiga dois possíveis casos de sarampo no Recife

Por TVJornal 03/08/2018 18h06
PE investiga dois possíveis casos de sarampo no Recife
Vacinação para imunização do sarampo - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dois casos de sarampo estão sendo investigados em Pernambuco. No dia 30 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi notificada sobre o quadro de saúde de um homem de 27 anos e a sobrinha dele, de 2 anos, residentes do Recife. A suspeita é fundamentada no fato do homem ter visitado Manaus antes de apresentar os sintomas.

Amostras sanguíneas dos dois serão testadas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. O material deve ser enviado na segunda-feira (06). Em Pernambuco, o Laboratório Central (Lacen) realizou os exames. Os resultados, preliminares e não conclusivos, sugeriram a doença.

Outras suspeitas na família

Para evitar possíveis contaminações, os locais visitados pelos pacientes estão sendo analisados. É o caso do ambiente de trabalho do homem, em Jaboatão dos Gararapes, e do restante da família. A SES identificou e já acompanha três outros parentes com suspeita: um adolescente de 13 anos, uma jovem de 19 anos e uma mulher de 42 anos.

Últimos casos de sarampo no estado

Os casos mais recentes da doença em Pernambuco foram registrados entre 2013 (199 casos) e 2014 (27 casos). Em 2012, o estado registrou 1 caso importado. Os registros mais antigos de casos de sarampo na região são de 1999, com 240 pessoas acometidas.

Como se prevenir?

A doença pode ser evitada através da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A vacina é aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Crianças a partir de 2 anos e jovens e adultos até os 29 anos devem tomar duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias. Adultos entre 30 e 49 anos devem tomar apenas uma dose.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo terá início segunda-feira (06). A ação seguirá até o dia 31 de agosto. O público-alvo é formado por crianças entre 1 ano e menores de 5 anos.