Eleições

Renan Filho faz caminhada na parte alta de Maceió e destaca bom desempenho de AL na Prova Brasil

Ele concedeu entrevista e também falou dos investimentos feitos na parte alta de Maceió

Por Assessoria 31/08/2018 11h11
Renan Filho faz caminhada na parte alta de Maceió e destaca bom desempenho de AL na Prova Brasil
O governador Renan Filho (MDB), candidato à reeleição, participou, na noite desta quinta-feira (30), de uma caminhada - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho (MDB), candidato à reeleição, participou, na noite desta quinta-feira (30), de uma caminhada entre os conjuntos Cleto Marques Luz e Santa Lúcia, na parte alta de Maceió. No final do trajeto, ele falou com a imprensa e destacou o desempenho de Alagoas na Prova Brasil, realizada entre outubro e novembro de 2017.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação. Alagoas apresentou um crescimento no índice de aprendizado em todos os níveis avaliados, em comparação com o exame de 2015. A avaliação é feita a cada dois anos.

O Estado teve a melhor variação positiva na média de aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa nos Anos Iniciais; atingiu o melhor crescimento da média em Língua Portuguesa e a segunda melhor em Matemática nos Anos Finais. Ficou, ainda, em terceiro lugar no Ensino Médio, atrás apenas dos estados de Pernambuco e do Espírito Santo.

O exame é proposto pelo Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e mede os níveis de aprendizado dos alunos das escolas públicas e particulares do Brasil no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e no último ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O Saeb é o componente fundamental do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"Isso é algo muito significativo porque a educação sempre foi uma das chagas do Estado, que sempre esteve entre os piores, mas que agora passa por uma mudança positiva de verdade. Além disso, somos o Estado que mais reduz violência no Nordeste com relação ao período anterior", disse o governador, para depois falar sobre o eficiente ajuste fiscal, que equilibrou as contas públicas alagoanas, e dos investimentos feitos com recursos próprios.

Na parte alta da cidade, o Governo do Estado está construindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do tipo 3. A obra foi contratada por R$ 5,4 milhões. Quando estiver pronta, a UPA do Tabuleiro terá capacidade para atender 10.500 pessoas por mês.

Outras duas grandes obras citadas por Renan Filho e que vão beneficiar os moradores desta região são o Hospital Metropolitano – maior investimento em saúde pública da história de Alagoas (R$ 64,5 milhões) - e o Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que desafogará o trânsito na parte da alta de Maceió, no entroncamento entre as BRs 316 e 104.

Acompanharam o governador durante a caminhada, os candidatos ao Senado pela Coligação Avança Mais Alagoas: Renan Calheiros (MDB), que busca a reeleição, e Maurício Quintella (PR), além de outros concorrentes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.