Segurança

Ônibus de entrega voluntária de armas percorre cinco municípios

Posto itinerante da Seprev leva ações de prevenção à violência em trabalho conjunto com os Anjos da Paz

Por Agência Alagoas 06/11/2018 08h08
Ônibus de entrega voluntária de armas percorre cinco municípios
Campanha de Entrega de Armas se junta aos Anjos da Paz em ação de prevenção à violência - Foto: Ascom Seprev

A Campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo começou, nesta segunda-feira (5), uma maratona de ações de prevenção à violência que se estenderá durante toda a semana em cinco municípios alagoanos, indo do Sertão ao Litoral.

O ônibus da campanha chegou ao município de Santana do Ipanema, onde estacionou na Praça Nossa Senhora da Assunção. O intuito é receber armas fogo, munições e acessórios de forma voluntária e indenizar o entregador com valores que variam de R$ 150 a R$ 450, a depender do tipo de armamento.

Equipes de Anjos da Paz do Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química de Santana do Ipanema se juntaram à campanha, fornecendo informações sobre o perigo das drogas e o acolhimento oferecido gratuitamente pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

O posto itinerante segue para a cidade de Craíbas nesta terça-feira (6), onde ficará na Praça Manoel Ferreira Santos, Centro. Na quarta (7), ele estacionará na Praça Padre Cícero, no Centro do município de Campo Alegre. Em seguida, na quinta-feira (8), o ônibus irá para Penedo, onde ficará na orla ribeirinha. A campanha encerra na sexta-feira (9), em Marechal Deodoro, na rua João Sebastião, localizada no Parque Taperaguá, ao lado da igreja.

Como funciona

Quem tiver interessado em entregar armas de fogo, munições e acessórios deve se dirigir ao ônibus sem os artefatos, inicialmente, para recolher uma guia de trânsito que vai permitir ao cidadão circular com a arma durante o trajeto até o posto móvel. Em seguida, o antigo dono receberá um voucher correspondente ao valor indenizatório.

Já para o tratamento da dependência química, a Seprev conta com 36 comunidades acolhedoras espalhadas por todas as regiões do estado. Para ser acolhido, basta entrar em contato com o call center da Rede Acolhe por meio do 0800 280 9390 ou ir diretamente a um dos três Centros de Acolhimento situados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.