Cidades

Prefeitos de AL farão apelo a Temer pela manutenção de médicos cubanos

Associação dos Municípios de Alagoas mandou representação para encontro com presidente

Por Marcos Filipe Sousa com Agências de Notícias 19/11/2018 15h03
Prefeitos de AL farão apelo a Temer pela manutenção de médicos cubanos
Programa “Mais Médicos” tem maior atuação no Agreste e Sertão do estado - Foto: ASCOM/SESAU

Um dos temas que deve tomar conta da reunião do presidente Michel Temer nesta segunda-feira (19) no Encontro dos Municípios Brasileiros na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, é a manutenção dos médicos cubanos no país. A Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) está com representação neste evento e irá "engrossar" o pedido da entidade nacional.

De acordo com a assessoria de comunicação, a prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, é quem está representando os demais prefeitos. Ainda confirmou que a entidade apoia o pedido da CNM. 

A instituição nacional protocolou ofício na Embaixada de Cuba solicitando a permanência dos profissionais cubanos até o fim do ano, bem como a abertura de negociação junto à Confederação e ao governo brasileiro para que se encontrem alternativas que possam garantir o atendimento à população brasileira.

Com a decisão do Governo Cubana, 132 profissionais da área de saúde devem ser retirados de Alagoas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os médicos atuam em 70 cidades alagoanas, principalmente nas regiões do Agreste e Sertão nas mais diversas especialidades.

A decisão do governo cubano cita "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Já do outro lado, o presidente eleito Jair Bolsonaro reiterou ontem (19) a decisão de manter as exigências aos profissionais de Cuba. Entre as medidas, estão fazer o Revalida, prova que verifica conhecimentos específicos na área médica, receber integralmente o salário e poder trazer a família para o Brasil.