Saúde

Encontro reúne gerações para atividades de saúde

Por Ascom SMS 04/12/2018 21h09
Encontro reúne gerações para atividades de saúde
Encontro reúne gerações para atividades de saúde - Foto: Ascom/SMS

Um evento voltado para reunir adolescentes e idosos atendidos em unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários de Maceió, debater temáticas da área de saúde e promover a interação entre as duas gerações aconteceu nesta terça-feira (4), no balneário do Sesc, em Guaxuma.

O I Encontro Intergeracional em Saúde: Mitos e Preconceitos abordou, por meio de diversas atividades integradas, questões de saúde que podem apresentar estigmas. O evento é uma iniciativa dos programas de Atenção à Saúde do Adolescente e de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com parceria do Sesc Alagoas.

A programação contou com uma roda de conversa com o geriatra Denis Melo, que falou sobre a importância dos relacionamentos no envelhecimento e amadurecimento humano. Em seguida, o encontro contou com oficinas temáticas em que os participantes apresentaram o resultado. Na parte da tarde, lazer e recreação ainda de maneira integrada entre os participantes.

Integração entre as gerações

Ana Vitória Castelo Branco foi uma das adolescentes que participaram do evento. Moradora do Benedito Bentes, a menina de 14 anos vê no encontro a oportunidade de aprender com quem tem mais experiência.

“ Acho que é importante juntar esses públicos, porque hoje em dia os adolescentes não estão conversando mais nem com os próprios familiares. Podemos aprender muito com os mais velhos e esse evento está sendo uma maravilha, é muito legal a empolgação de todos e essa comunicação”, comentou.

Já a aposentada Maria Benedita, moradora do bairro Santo Amaro, é integrante de um grupo de idosos do Canaã. “Eu me diverto e outros também. Só em sair de casa pra cantar e brincar é uma maravilha. No ônibus que eu vim vierem adolescentes tão bonitos e é muito engraçado, porque a gente se diverte junto, unir esses dois grupos é muito bom”, frisou.

Para a coordenadora da Saúde do Adolescente, Cássia Veruska, o objetivo do evento é promover uma interação entre as gerações, que, muitas vezes, são distantes por falta de compreensão e conhecimento.

“A gente percebe que são públicos distintos e distantes, então a gente pegou temas que são afins para que eles participem, justamente para diminuir essa distância. Também trabalha a tolerância fazendo com que o idoso compreenda como está o adolescente de hoje, e o adolescente valorize o idoso”, explicou.

De acordo com Denyse Lima, coordenadora da Saúde do Idoso, os estudos mostram que há uma distância entre essas gerações, que podem aprender muito uma com a outra.

“A ideia de juntar essas gerações é justamente para ter essa integração e é importante fazer essa trabalho invocando a questão da saúde, trazendo temas relacionados e que possam ser discutidos misturando os dois públicos”, relatou.