Capital

Abrigo de idosos e creche serão beneficiadas por ação do HU

Mais de 40 hospitais da rede entram na ação

Por Ascom Hupaa 17/12/2018 19h07
Abrigo de idosos e creche serão beneficiadas por ação do HU
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) - Foto: Google

Levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país. Esse é o objetivo da terceira edição da ação Ebserh Solidária, que será realizada no dia 20 de dezembro, nas cidades atendidas pelos hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh, incluindo, assim, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa). Esse ano, das 08h às 14h, profissionais do HU prestarão assistência aos idosos do abrigo Santo Antônio de Pádua, que fica no Village, e também para a creche TerezaVerzere, localizada no bairro Reginaldo.

Para as crianças, a ação será recreativa, com a contação de história feita por membros do Anjos do Hupaa, e assistencial, contando com atendimento pediátrico, dentistas, psicólogos, dermatologistas, além de receberem presentes. Os idosos terão atendimento com médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, dentista e terão um dia de atividades com a educadora física.

A superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, diz que, além das contribuições materiais, os profissionais também levarão o espírito natalino e mensagens de esperança. O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou o caráter solidário e humanizado da ação. “Essa é a terceira vez que juntamos os esforços de toda a rede em prol das pessoas que mais precisam. E essa edição é especial, pois teremos a oportunidade não apenas de levar educação e saúde, mas também de levar um abraço, um sorriso e um afago justamente em uma época do ano tão significativa, que é o Natal”.

Ebserh  Solidária

A expectativa é de que sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculados à Rede Ebserh, dentre assistenciais e administrativos, além da participação de alunos e residentes.

Os atendimentos oferecidos contemplam diferentes especialidades, tais como pediatria, fisioterapia, psicologia, nutrição, geriatria, cardiologia, dermatologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social, enfermagem, educação física e outros. Também serão realizadas ações educacionais preventivas em saúde e doações de presentes devido à proximidade do Natal.

No ano de 2017, foi instituído o projeto Ebserh Solidária, que se caracteriza pelo como objetivo de levar atendimento em educação e saúde fora do ambiente hospitalar, com ações de prevenção e promoção da saúde. Na primeira edição, ocorrida em novembro de 2017, houve mais de 16 mil atendimentos a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas.

Na 2ª edição, ocorrida em agosto de 2018, foram realizadas ações educacionais preventivas em saúde, exames, consultas e vacinação na população de venezuelanos que vivem em abrigos em Roraima, sendo realizados mais de 4,6 mil atendimentos na área de clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, oftalmologia, odontologia, infectologia e exames de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B, e exames de próstata. A ação médico-humanitária se deu em virtude do número crescente de venezuelanos no estado de Roraima, no intuito de minimizar o impacto gerado nos serviços públicos de saúde.