Alagoas

Policiais são homenageados por desempenho durante 2018

A solenidade contou com a presença do secretario coronel Lima Junior, que representou o governador Renan Filho

Por PC/AL 19/12/2018 12h12
Policiais são homenageados por desempenho durante 2018
Delegados, agentes e escrivães, de várias delegacias, receberam a homenagem - Foto: Divulgação/PC

Entusiasmo, alegria, emoção, saudade. Estes foram sentimentos que se uniram na homenagem que a Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas prestou nesta terça-feira (18), aos delegados, escrivães e agentes de polícia pelo desempenho em suas atividades no ano de 2017. A solenidade ocorreu no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas (OAB-AL), localizada no bairro de Jacarecica.

Antes de iniciar sua fala, o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, que representou o governador Renan Filho, quebrou o protocolo e pediu um minuto de silêncio em homenagem aos policiais civis falecidos.

O secretário agradeceu o empenho de todos os policiais civis para que os índices de criminalidade tenham caído nos últimos anos, em Alagoas. Ele reconheceu o delegado-geral Paulo Cerqueira como um grande líder, afirmando que os índices de elucidação de crimes e de redução de homicídios no Estado vão muito além de países considerados do primeiro mundo.

Para ele, os avanços alcançados pela segurança pública no governo Renan Filho foram enormes em todas as áreas.

“Estamos vivendo um momento único e precisamos avançar ainda mais nesta área”, salientou.

Ele citou a construção do Complexo de Delegacias (DHPP e DRN) em Bebedouro, dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPS) como duas grandes conquistas deste ano, além da aquisição do laboratório do DNA para a Perícia Oficial, que, em última análise, ajudará também muito à polícia judiciária.

Lima Júnior destacou ainda a integração dos órgãos de segurança como uma meta da atual gestão.

“Essa integração é uma política de Estado, ao tempo que é também uma política do atual governo”, destacou.

O delegado-geral Paulo Cerqueira disse que fazer polícia é uma das tarefas mais difíceis, e ressaltou a importância dos profissionais da área para o controle social. “Alagoas vem na contramão do que ocorre no restante do país, reduzindo os índices da criminalidade e concretizando a integração entre os órgãos de segurança”.

Para ele, o apoio dado pelo governador Renan Filho tem sido fundamental para que as metas sejam alcançadas. E deu uma palavra especial a todos os integrantes da instituição que colaboram com a melhoria da segurança dos alagoanos.

O secretário Executivo de Políticas da Secretaria de Segurança Pública, delegado Manoel Acácio, também destacou a integração entre os órgãos de segurança e disse que este ano será batido um recorde na redução de assaltos a ônibus no Estado.

Já o delegado Aydes Ponciano, gerente de Estatística e Informática (Geinfo), um dos idealizadores da homenagem, disse que a premiação concedida seguiu a apuração de critérios objetivos, visando premiar as unidades que se destacaram no ano de 2017.

Em nome dos homenageados, falaram o delegado Rubem Natário, a escrivã de polícia Kálita Borges e o agente de polícia Ariel Almeida, todos realçando a importância da homenagem para os integrantes da instituição.

Os delegados Nilson Alcântara e Sandro Marcelo, e o agente de polícia Leilton José da Silva, que seriam premiados na solenidade, mas que não estiveram presentes, porque faleceram, foram lembrados e aplaudidos de pé. Filhos dos homenageados os representaram e receberam certificados (em homenagem póstuma).

Além disso, todos os demais policiais civis falecidos este ano também foram lembrados, em virtude de solicitação do delegado-geral Paulo Cerqueira.

Também estiveram presentes: a delegada-geral Ajunta da Polícia Civil, Kátia Emanuelly; o corregedor-geral Valdeks Pereira, os diretores Ana Luíza Nogueira, Mário Jorge Barros, Cícero Lima, Fábio Costa, Antônio Carlos Lessa; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Paulo Marques; o perito geral Adjunto, José Cavalcante; o Inspetor Geral da Guarda Municipal de Maceió, Armando dos Santos; o representante do Ministério Público Federal, Adger Fernandes da Silva; o deputado estadual eleito, Luiz Alves (Cabo Bebeto), além de delegados, agentes e escrivães, e seus familiares.

Premiação

Os critérios de premiação foram estabelecidos por meio de Instrução Normativa do Conselho Superior da Polícia Civil (Consupoc), assinada pelo seu presidente, o delegado-geral da instituição, Paulo Cerqueira, após levantamento da Gerência de Estatística e Informação (Geinfo) da PC, e publicada no Diário Oficial do Estado.

Nesse primeiro ano de premiação, receberam o reconhecimento “Polícia Civil Proativa Padrão Excelência” a unidade policial que obteve melhor desempenho nos critérios de Produtividade; Índice de Elucidação de Investigações; Redução/Eliminação do Passivo; Cumprimento de Mandado de Prisão e Cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão; Registro de Ocorrências.

De acordo com o levantamento estatístico do Geinfo, relativo ao exercício do ano de 2017, as delegacias que atingiram os requisitos, sendo homenageadas, foram: 2º e 9º Distritos da Capital; 17º DP de Marechal Deodoro; 23º DP do Pilar e 2ª Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher de Maceió, dentro da Gerência de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJR 1).

Pela Gerência de Polícia Judiciária da Região 2 (GPJR 2), foram as delegacias de Atalaia (104º DP), Murici (116º DP) e Regional de União dos Palmares (11ª DRP); Na Região 3, foram contemplados 52º e 53º Distritos de Arapiraca; 75º DP de Campo Alegre; 62º DP de Craíbas, 67º DP de Igaci e 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. O Sertão, que tem a coordenação da GPJ4, as unidades premiadas foram Piranhas (32º DP), São José da Tapera (38º DP), Pão de Açúcar (48º DP), Olho D’Água das Flores (35º DP) e 2ª Delegacia Regional de Santana do Ipanema.

A homenagem alcançou todos os policiais que faziam parte das equipes das delegacias contempladas em 2017, independentemente de haver permanecido na unidade durante todo o ano.

A relação da lotação dos policiais premiados foi fornecida pelas Gerências de Área 1, 2, 3 e 4, de acordo com as respectivas frequências.

“Este foi o primeiro evento com vistas a reconhecer o trabalho realizado pelas diversas unidades de nossa instituição. No próximo ano deveremos ampliar as unidades e policiais contemplados. Os prêmios concedidos aqueles que mais se destacaram, sem dúvidas, servem de estímulo para que continuemos prestando nossos serviços em favor da sociedade alagoana”, concluiu o delegado-geral Paulo Cerqueira.