Polícia

[Vídeo] Grupo acusado de lavagem de dinheiro é desarticulado pela PF

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Maceió, Pilar, Rio Largo e São Luís do Quitunde

Por 7Segundos, com assessoria 05/02/2019 07h07
[Vídeo] Grupo acusado de lavagem de dinheiro é desarticulado pela PF
80 policiais federais atuam nesta operação - Foto: Cortesia

Atulizado às 9h20

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (05), a fase ostensiva da Operação “Narandiba” com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por lavagem de dinheiro e fraude licitatória nos municípios de Pilar e São Luís do Quitunde.

Durante os trabalhos de investigação, a PF identificou que servidores públicos teriam movimentado quantias consideráveis, sem origem conhecida e na ordem de R$ 4,5 milhões, além de efetuado saques na boca do caixa de valores da Prefeitura de Pilar, contrariando a lei que versa sobre as etapas de empenho e liquidação de despesas públicas. Em outra vertente, detectou-se suposto conluio para burlar certame licitatório em São Luís do Quitunde.

Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nas cidades onde ocorriam as fraudes e também na capital e no município de Rio Largo. Medidas cautelares de suspensão do contrato e afastamento dos servidores envolvidos também estão sendo cumpridos.

O trabalho policial conta com a participação de 80 agentes federais.

As apreensões decorrentes desta Operação serão devidamente formuladas e juntadas ao Inquérito Policial que está em andamento na Polícia Federal em Alagoas.

O termo “NARANDIBA” significa laranjal.

Asprefeituras de São Luís do Quitunde e Pilar emitiram notas sobre a operação. Confira na íntegra:

A Prefeitura Municipal de São Luís do Quitunde, através da prefeita Fernanda Cavalcanti, deixa claro para toda a população quitundense, que a operação deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira, 05 de fevereiro, não corresponde a sua gestão e sim a anterior.
A gestora esclarece ainda que, todas as documentações solicitada foram entregues para auxiliar nas investigações, conforme a missão da atual gestão de trabalhar para que São Luís se desenvolva sempre com transparência na utilização dos recursos públicos. 
A prefeita Fernanda Cavalcanti, informa ainda que sempre estará com as portas da Prefeitura abertas, para que as políticas públicas sejam levadas com honestidade para população quitundense. 
Desde já, a gestora continuará trabalhando com todo o empenho para que o município cresça, como está acontecendo em todas as áreas, como na Saúde, Assistência e na Educação.

O prefeito do Pilar, Renato Filho, esclarece que a operação "Narandiba" desencadeada pela Polícia Federal na manhã de hoje cumpre mandados referentes aos servidores públicos da gestão passada. O prefeito de Pilar reforça que os servidores públicos alvos da operação não tem ligação com a gestão atual.

Veja vídeo: