Capital

Equipes de galerias de drenagem seguem com trabalho preventivo

Por Secom Maceió 28/03/2019 12h12
Equipes de galerias de drenagem seguem com trabalho preventivo
Limpeza de boca de lobo na Ponta Verde - Foto: Secom Maceió

Todos os dias, a equipe de limpeza de galerias de águas pluviais, poços de visita e bocas de lobo, retiram aproximadamente duas caçambas de resíduos dos locais onde realizam o serviço, em Maceió. Além de muita terra, pedras e entulhos, as tubulações ficam abarrotadas de lixo, jogado pela própria população.

“Isso ocorre em todas as áreas de Maceió”, disse o secretário de Infraestrutura Mac Lira. Para ele, não é somente a falta de informação que leva a esse comportamento, é uma questão de consciência e de habitualidade.

“Em muitas situações, a mesma população que reclama do poder público é a que contribui para os problemas de obstrução e entupimento das nossas galerias”, enfatiza o secretário. Ele ressalta que os transtornos causados pelo descarte irregular de resíduos são enormes e faz onerar os cofres públicos. “Um investimento que poderíamos fazer em melhorias das nossas redes, precisamos destinar ao trabalho de limpeza e desobstrução”.

Limpeza de boca de lobo na Ponta Verde

O trabalho de manutenção e limpeza de galerias, poços de visita e bocas de lobo é realizado diariamente pela Seminfra, mas principalmente em dias após chuvas a quantidade de resíduos retirados aumenta. “As águas pluviais arrastam qualquer resíduo que esteja dentro das tubulações e quando há acúmulo desses resíduos, a água parada transborda e causa aqueles alagamentos nas vias públicas”, disse Esdras Maia Nobre, coordenador geral de Drenagem da Seminfra.

Para realizar os serviços de drenagem, a Seminfra utiliza caminhões de sucção, caçambas e retroescavadeiras, operados equipes de técnicos especializados nesse tipo de trabalho.