Trânsito

Trânsito de Maceió ganha novos pontos de videomonitoramento

Equipamentos irão monitorar o uso indevido dos corredores de ônibus

Por Redação, com assessoria 08/04/2019 08h08
Trânsito de Maceió ganha novos pontos de videomonitoramento
Câmeras são instaladas em cruzamento da Ponta Verde - Foto: Cortesia

A partir desta segunda-feira (8), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Prefeitura Municipal de Maceió, inicia a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento em novos trechos de Maceió. Estes novos equipamentos têm como principal objetivo monitorar o uso indevido dos corredores exclusivos de ônibus da capital.

No sentido Tabuleiro/ Centro da Faixa Azul da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, o trecho que será fiscalizado pelo videomonitoramento vai desde a Concessionária Cycosa, passando pelo Alerta Médico até a região do Borrachão.

Ainda na parte alta capital, a região próxima ao Shopping Pátio Maceió também contará com a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas pela SMTT.

Já na parte baixa da cidade, o videomonitoramento passará a funcionar efetivamente na Rua do Comércio, que é um importante corredor de ônibus do Centro de Maceió.

A sinalização vertical indicando que os locais contarão com o videomonitoramento já foi instalada pelas equipes da SMTT. As placas são uma medida educativa e têm o intuito de alertar os condutores de que o local contará com o tipo de fiscalização.

Fiscalização já existente

Em fevereiro deste ano, a SMTT implementou o primeiro ponto de videomonitoramento em Maceió. O cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde, foi a primeira região a receber o tipo de fiscalização por meio do videomonitoramento.

Um dos principais benefícios do serviço de videomonitoramento é a otimização da fiscalização já realizada pelos agentes de trânsito da SMTT, além da segurança viária, redução de infrações e a diminuição das ocorrências de acidentes de trânsito nas vias da capital.