Segurança

Alagoas alcança maior redução de homicídios dos últimos anos, diz SSP

Balanço de ocorrências foi apresentado em coletiva à imprensa, nesta terça (9)

Por 7Segundos 09/04/2019 11h11
Alagoas alcança maior redução de homicídios dos últimos anos, diz SSP
Lima Júnior e Renan Filho - Foto: Kássio Kiss

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) encerrou o primeiro trimestre de 2019 com o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) dos últimos oito anos. O balanço das ocorrências foi apresentado pelo governador Renan Filho (MDB) e o secretário da SSP/AL, Lima Júnior, em coletiva à imprensa, na manhã desta terça-feira (9). Na ocasião, o chefe do executivo estadual também lançou o aplicativo de consultas de informações policiais, o Quimera. 

Os crimes de homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte registrados entre os meses de janeiro e março deste ano tiveram redução de 26,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da SSP, Alagoas registrou 101 CVLIs no primeiro trimestre deste ano, enquanto que em 2018 o mesmo período contabilizou 138. "Com o fortalecimento das políticas de prevenção e educação, certamente iremos baixar esses números", avaliou Renan Filho.

Na ocasião, o secretário da SSP, Lima Júnior comemorou os resultados. "Você vencer o melhor resultado da história é uma missão muito mais difícil do que antes. Evidentemente que a segurança pública através da política de segurança, de integração, de fortalecimento e de integração das inteligências e da reestruturação da segurança pública, você espera grandes resultados. Isso demonstra que a população está nos ajudando muito, através do 181", disse.

Maceió

No mês de março, Maceió registrou 28 CVLIs (com três resistências). Uma redução de 37,7% das ocorrências em comparação com o mesmo período do ano passado. Com relação aos roubos de coletivos, Maceió fechou março deste ano com 13 ocorrências.  Uma redução de 68,3% se comparado com o mesmo período de 2018, que registrou 41 assaltos.

Aplicativo Quimera

O aplicativo Quimera foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para proporcionar aos policiais mais facilidade e agilidade na consulta de informações sobre pessoas e veículos durante ocorrências e outras ações operacionais. A ferramenta integra os bancos de dados da Segurança Pública; e dessa forma, os policiais poderão levantar fichas criminais em tempo real durante as abordagens.

"É um passo importante para auxiliar o policial civil, militar e o perito oficial no exercício de seu trabalho. Ao invés do policial ser obrigado a fazer ligação de celular, ou tá falando por rádio, ele vai ter num banco de dados todas as informações necessárias a respeito do que aconteceu, anteriormente, em ocorrências e ações operacionais", enfatizou Renan Filho.