Saúde

Socesp destaca papel do pediatra no diagnóstico de cardiopatias infantis

Número de crianças com doenças do coração tem aumentado

Por Assessoria 25/07/2019 21h09
Socesp destaca papel do pediatra no diagnóstico de cardiopatias infantis
Número de crianças com doenças do coração tem aumentado - Foto: Ilustração

Por ocasião do Dia do Pediatra, 27 de julho, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) salienta a importância desse médico no diagnóstico de cardiopatias congênitas e na prevenção de doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes. "Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, no Brasil, o registro de óbitos relacionados à cardiopatia congênita é de 107 casos para cada 100 mil nascidos vivos", alerta o presidente da entidade, José Francisco Kerr Saraiva.

Além disso, é crescente o número de crianças e adolescentes expostos a fatores de risco de doenças cardiovasculares, como obesidade, colesterol e triglicérides elevados e sedentarismo. Segundo estudo publicado na revista Lancet, a obesidade global em meninas saltou de 0,7%, em 1975, para 5,6% em 2016. Em meninos, aumento foi ainda maior no período, passando de 0,9% para 7,8%. Resultado: 124 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 19 anos estavam obesos em todo o mundo em 2016. "Em nosso país a tendência é semelhante", observa o presidente da Socesp, ressaltando: "Nas últimas quatro décadas, o índice de obesidade entre meninos saltou de 0,93% para 12,7%. Entre as meninas, passou de 1,01% para 9,37%"

Dr. Saraiva alerta ser necessária mudança de hábitos, pois estimativas indicam que o Brasil deverá ter 11,3 milhões de crianças obesas em 2025. "A obesidade infantil, além de colocar as crianças em risco, tende a ser continuada na vida adulta, agravando o risco cardiovascular da população brasileira", alerta o presidente da Socesp, enfatizando que os pediatras são essenciais para evitar o agravamento do problema.

Dia do Pediatra é celebrado anualmente em 27 de julho, data alusiva à fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.