Meio ambiente

Manchas de óleo ainda são vistas em nove praias de Alagoas, diz Ibama

Petrobras afirma que o material não é produzido pela companhia

Por 7Segundos 30/09/2019 11h11
Manchas de óleo ainda são vistas em nove praias de Alagoas, diz Ibama
Manchas de óleo aparecem no Litoral de Alagoas - Foto: Reprodução/TV Gazeta

As manchas de óleo encontradas em grande parte do litoral nordestino ainda podem ser vistas em 11 trechos de nove praias de Alagoas. A informação consta em novo relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado no domingo (29).

Há registro de manchas nas praias de Coruripe (1); Paripueira (1); Gunga - Roteiro (2); Barra de Santo Antônio (1); Marechal Deodoro (2); Barra de São Miguel (1); Carro Quebrado - Passo de Camaragibe (1); Pajuçara/Ponta Verde - Maceió (1) e; Japaratinga (1).

Até o momento, não há ocorrência de fauna afetada pelas manchas de óleo no Estado.

Veja as localidades afetadas:

Substância 

As manchas encontradas em vários pontos do litoral nordestino são consideradas tóxicas. Desde o dia 02 de setembro o Ibama vem estabelecendo uma série de ações com o objetivo de investigar as causas e responsabilidades do despejo, no meio ambiente, de petróleo cru. 

Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pela companhia. Além disso, ressaltou que está contribuindo com a limpeza das praias atingidas nos últimos dias.

Segundo a Petrobras, os trabalhadores que estão sendo contratados são agentes comunitários, pessoas da população local, que recebem treinamento prévio da empresa para ocasiões em que forem necessários os serviços de limpeza.