Alagoas

Mais de 140 pessoas estão internadas com Síndromes Respiratórias em AL

Pacientes em estado grave precisam ser internados em UTI

Por 7Segundos 27/04/2020 15h03
Mais de 140 pessoas estão internadas com Síndromes Respiratórias em AL
Pacientes em estado grave precisam ser internados em UTI - Foto: Reprodução

Com a chegada do inverno também começam a aumentar o número de pessoas com Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). A situação fica mais grave com a pandemia da covid-19, porque assim como os infectados, estes outros pacientes precisam em algumas situações de UTI e respiradores.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (27), Alagoas está com 149 pessoas hospitalizadas com SRAG. Já número de internados com o novo coronavírus é de 62.

Outro ponto é que os sintomas da SRAG são parecidos com a da Covid-19.

Uma pessoa é diagnosticada com SRAG quando tem sintomas como febre, dor de garganta e tosse associadas a outros sintomas como dificuldade de respirar e baixo oxigênio no sangue.

Em casos graves, o paciente com a síndrome já é encaminhado para a unidade de terapia intensiva (UTI).

Dos 339 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 96 estavam ocupados até as 10h deste domingo (26/04), o que corresponde a 28% do total – 38 pacientes estão em leitos de UTI, quatro em leitos intermediários e 54 em enfermaria.

Desses, 82 estão internados em Maceió, oito em Arapiraca, quatro em Coruripe e dois em Palmeira dos Índios, segundo dados da Central de Regulação de Leitos da Sesau.