Geral

Avanço para nova fase de distanciamento depende de indicadores, diz Renan

Foi divulgado que 157 pacientes receberam alta do Hospital Metropolitano

Por 7Segundos 15/06/2020 11h11
Avanço para nova fase de distanciamento depende de indicadores, diz Renan
Renan Filho durante visita ao Hospital Metropolitano de Maceió - Foto: Reprodução/ Vídeo

O governador Renan Filho (MDB) disse que as novas fases de distanciamento social controlado, ou seja, a retomada de algumas atividades econômicas e sociais, dependem dos indicadores desta semana.

“Hoje, vamos divulgar o Protocolo Sanitário, os critérios e regras para isso. Se os indicadores elencados permitirem, nós vamos iniciar a mudança de fase, por região, ou no estado inteiro. É isso que estamos discutindo”, explicou.

A informação foi divulgada durante entrevista coletiva sobre o balanço do primeiro mês de funcionamento do Hospital Metropolitano de Maceió nesta segunda-feira (15).

Questionado sobre a decisão dos Ministérios Públicos Federal e Estadual de acompanharem a execução do plano de retomada econômica, Renan Filho ressaltou que esse é o papel dos órgãos.

“A gente vai ver quais as possibilidades do estado, em oferecendo atendimento de saúde, as condições de gradativamente e responsavelmente atingir o retorno de atividades econômicas e sociais. Não é plano de flexibilização. É um distanciamento social controlado. Nós vamos testando. Se aumentar o número de mortes e a demanda da rede hospitalar, a gente pode voltar”, disse.

Diminuição da curva

De acordo com Renan Filho, a equipe técnica tem observado redução da curva de mortes e redução da demanda de leitos na capital. Ele também falou que o número de casos é proporcional ao número de testes em Alagoas.

“Uma verdade absoluta é que temos muito mais casos que os 20 mil que já identificamos. Aliás, há 15 dias, a Universidade de Pelotas identificou que mais de 10% da população de Maceió possuía anticorpos, significa que mais 100 mil contrariam o novo coronavírus, se curaram e desenvolveram anticorpos. Uma parcela já está curada”.

“A pandemia em Maceió tem duas características, está estabilizada a demanda de leitos clínicos e de UTI e está decrescente o número de mortes. Em Alagoas, no interior, ainda cresce o número de casos e a demanda hospitalar. Maceió cai e o interior ainda cresce”, explicou.

Hospital Metropolitano de Maceió

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitaram o Hospital Metropolitano de Maceió no dia em que a unidade completa um mês de funcionamento.

Nos primeiros 30 dias, a unidade de saúde recebeu 303 pacientes que vieram regulados através da Central de Regulação. Segundo Renan Filho, 157 pacientes receberam alta, 108 permanecem internados e dois foram transferidos.

“São 157 pessoas que vieram ao hospital e voltaram para o seio família. É para isso que hospital serve. Essa conquista é, sobretudo, dos profissionais que trabalham aqui. Se a gente oferece uma estrutura digna de padrão privado, os profissionais tem que se dedicar ao máximo”, afirmou Renan Filho.

Atualizada às 12h33