Maceió

Dia dos Pais será com novos costumes entre maceioenses

Restaurantes adaptados e visitas aos cemitérios suspensas

Por 7Segundos 07/08/2020 16h04
Dia dos Pais será com novos costumes entre maceioenses
51,52% dos maceioenses irão promover um almoço ou jantar em casa - Foto: Reprodução/ Zap

Uma data especial que não pode passar em branco. O Dia dos Pais ganha novos significados em tempo de coronavírus. Mesmo com a flexibilização na capital, o dia celebrado no próximo domingo (09) terá que sofrer adaptações.

Diferente dos demais anos, filas de espera para entrar em restaurantes e aglomerações não deverão acontecer já que segundo o protocolo para bares e restaurantes, está proibido o consumo em pé no local, somente sentado e respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre as cadeiras e 2 metros entre as mesas, que devem ser higienizadas a cada utilização do cliente. 

Recomenda-se, também, o agendamento para atendimento, com reserva de mesas para evitar a aglomeração e adaptação dos cardápios, de preferência para a modalidade on-line, evitando o manuseio. 

Quem quiser passar o dia om o pai na praia, também terá que obedecer as determinações como os chamados 'kit praia' (mesa, cadeira e sombreiros) deverão obedecer um distanciamento mínimo de 3 metros uns dos outros. 

O levantamento do Instituto Fecomércio, aponta 51,52% dos maceioenses irão promover um almoço ou jantar em casa; 32,12% celebrarão em restaurantes; 6,97% viajarão; 6,97% irão a hotel; 3,33% irão a casa de amigos. 

Visitas nos cemitérios 

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informa que continuam suspensas a entrada de pessoas nos cemitérios públicos e privados da capital para a realização de visitas.

A suspensão ocorreu em abril, e segue prevista no último decreto, publicado em 31 de julho, no Diário Oficial do Município (DOM), como uma das medidas de combate e prevenção à pandemia de Covid-19.

“É importante relembrar a população. Sabemos que em datas comemorativas, a exemplo do Dia dos Pais, as pessoas querem prestar homenagens aos seus entes queridos. Mas neste momento também devem se preocupar com a preservação das vidas, evitando aglomerações, pois infelizmente ainda estamos em pandemia”, frisou Gustavo Acioli Torres, titular da Sudes.