Covid -19

Alagoas: novo decreto é publicado com avanço de fases a partir desta quarta (12)

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), dessa terça (11)

Por 7Segundos 12/08/2020 09h09 - Atualizado em 12/08/2020 18h06
Alagoas: novo decreto é publicado com avanço de fases a partir desta quarta (12)
O Médio e o Alto Sertão seguem na fase laranja em virtude do espraiamento da doença para essas regiões, explicou Renan Filho - Foto: Márcio Ferreira

O governo de Alagoas publicou em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), na noite dessa terça-feira (11), um novo decreto de emergência que marca o avanço para a fase azul do plano de distanciamento social controlado em Maceió, a partir desta quarta-feira (12). Já no interior, com exceção de municípios do Médio e Alto Sertão alagoano, as demais cidades vão sair da fase laranja para a amarela.

A fase azul permite, em Maceió, que bares, restaurantes, templos, igrejas, instituições religiosas em geral aumentem seu público para 75% da capacidade total. Já as academias, clubes e centros de ginástica continuam operando com 50% da capacidade na capital alagoana. O transporte intermunicipal também permanece com os atuais 50% da frota. Todos os setores autorizados a funcionar devem obedecer às medidas previstas no Protocolo Sanitário do Estado.

No interior, os municípios que passam à fase amarela poderão abrir bares, restaurantes, shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres com 50% da capacidade; transportes intermunicipais e turísticos também poderão operar com 50% da capacidade; templos e igrejas com ampliação para 60% do público; e fica permitida a abertura de lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m².

Na fase laranja, lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² poderão ser reabertos, assim como os salões de beleza e barbearias. Templos, igrejas e demais instituições religiosas devem funcionar com 30% da capacidade.

Municípios que estão na fase laranja:

Água Branca;
Canapi;
Carneiros;
Delmiro Gouveia;
Dois Riachos;
Inhapi;
Mata Grande;
Maravilha;
Monteirópolis;
Olho d'Água das Flores;
Olivença;
Olho d'Água do Casado;
Ouro Branco
Palestina;
Pão de Açúcar;
Pariconha;
Piranhas,
Poço das Trincheiras;
Santana do Ipanema;
São José da Tapera e;
Senador Rui Palmeira.